photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Especial «Echoes Of A Morbid Death» Pt.2

Já todos reconhecemos o modelo que os Morbid Death representam para as bandas açorianas. Por esta razão, participar neste tributo foi manifestamente um grande prazer para todos os músicos envolvidos. Seria de todo o interesse recolher alguns testemunhos sobre o balanço da experiência e o que representam os Morbid Death para eles. É precisamente isso que segue nas próximas linhas.

CROSSFAITH

Nem são necessárias palavras para descrever o valor de uma iniciativa como esta que reúne vários artistas para homenagear uma banda. Foi uma sensação positiva a de fazer parte deste trabalho. Nós gostamos do tema e da banda, daí que tenha corrido tudo bem. O tema “My Life” tem um tipo de composição e sonoridade aos quais os Crossfaith se adaptaram bem. Entregamo-nos de alma aberta ao fluir da música. Tivemos disponibilidade de preparar e ensaiar bem o tema e ao iniciarmos as gravações sentimo-nos confortáveis. A partir daí foi “canja”. No nosso ver os Morbid merecem todo o mérito como pioneiros do Heavy Metal açoriano. Bom trabalho de composição, em estúdio e em palco. Enriqueceram a imagem do circuito musical nos Açores com uma postura madura.

ANJOS NEGROS

A sensação de participar neste projecto foi muito gratificante, pois consistia em fazermos uma versão de um tema de uma banda açoriana, ainda mais sendo esta uma referência para todos os músicos de Rock/Heavy Metal locais. O balanço foi muito positivo, uma vez que, inicialmente, nos foi apresentada uma música que não estava de todo enquadrada no universo musical dos Anjos Negros. Contudo, fomos capazes de adaptá-la ao nosso estilo, sendo mesmo esta a intenção, e acho que as bandas fizeram todas um excelente trabalho. Quanto à gravação decorreu toda muito organizada, estava tudo excelente.

Morbid Death – Sem dúvida uma carreira magnífica.

DUHKRISTA

Este foi um projecto bem concebido, apesar de ainda não ter deitado mãos ao trabalho na íntegra. Mas é indiscutível que uma banda como os Morbid Death merecem uma homenagem como esta vinda de grande parte dos músicos de Heavy Metal açorianos. Tínhamos muita vontade de participar neste projecto, dado sermos uma banda recente e que em S. Miguel é muito complicado arranjar uma oportunidade como esta. Traço um balanço muito positivo desta participação ainda mais porque o corpo organizativo deste projecto era do melhor. Queremos agradecer muito ao Bruno Santos, ao Cristóvão Ferreira e a todos os outros envolvidos. Deram, de facto, o seu melhor e fizeram tudo para que as bandas pudessem gravar.

Falar de Morbid Death, para mim, é falar de uma banda original e inimitável nos Açores. Foram, felizmente, capazes de imprimir grande força ao meio musical açoriano. Antigamente não perdia um concerto deles por nada desse mundo, ainda nem tocava. Os Morbid Death são um são um exemplo de persistência e qualidade a seguir, já que nos Açores não é nada fácil de ter um projecto musical durante tantos anos.

NEUROLAG

Este é um projecto válido por vários aspectos; primeiro porque é a rampa de lançamento para algumas bandas menos conhecidas; depois porque vale pela experiência de se gravar algo completamente diferente do que se tinha feito até agora. Foi sem dúvida um grande desafio e, principalmente, porque é uma homenagem enorme a uma banda que tanto deu e tem para dar ao Metal Regional. Fazer parte deste projecto teve uma sensação estranha mas ao mesmo tempo gratificante. Recuando uns anos atrás, via Morbid na RTP-Açores e estava aos pulos no sofá. Anos depois estou a fazer um cover deles, o que era algo impensável. Logo, a sensação predominante é de satisfação, naturalmente. O balanço da gravação também foi muito positivo até porque estávamos já habituados a trabalhar nos SPS. As coisas fluíram naturalmente, o processo de composição foi também extremamente rápido, mesmo tendo em conta que o Rafael [baterista] estava connosco há muito pouco tempo.

Para mim os Morbid Death são um exemplo de luta. Basta lembrar quantos da geração deles se desligaram completamente do Metal com o passar dos anos. A carreira dos Morbid Death serve de exemplo para todos nós, é sinónimo de amor pela música, porque todos nós sabemos que não é um caminho fácil a percorrer. Contudo, quem corre por gosto não cansa! Penso que pela longa carreira deles e por tudo o que fizeram pelo panorama “metálico” regional, este CD tributo é mais que justo.

ZYMOSIS

Os Zymosis entraram neste tributo com muito empenho, o que é sinal da sua importância para nós e para todos. Tivemos mesmo que nos esforçar, pois a banda sofria grandes alterações de line-up na altura. Mas o mais importante é conseguimos atingir os objectivos que nos propuseram. Existia muita vontade de todos nós em participar, pois respeitamos muito os Morbid Death. Em termos de composição não me posso pronunciar muito, pois regressei à banda há pouco tempo e o tema já estava praticamente feito. Só tive que fazer um retoque ou outro. Em termos de gravação, gostei muito da experiência, pois trabalhámos com pessoas espectaculares, muito empenhadas e com gosto naquilo que estavam fazendo – pessoas 5 estrelas!

Sobre os Morbid Death o que poderei dizer? São uma banda de “cartaz”, para mim os embaixadores da música açoriana. Decerto que devem ter passado por momentos menos bons mas foram sempre capazes de ultrapassá-los. Isso faz deles uma banda a seguir, pois a idade que estão atingindo como banda é uma proeza não alcance de qualquer um. Deve-se ascender degrau a degrau para evitarmos grandes “quedas” e acho que nisso eles são um grande exemplo. Que continuem por muitos e muitos anos e sejam sempre um modelo a seguir pelas outras bandas açorianas.

VIOLENT VENDETTA/SPANK LORD

Este projecto mostrou-se válido em vários aspectos. Em primeiro lugar, serve para prestar um tributo merecido aos Morbid Death e, em segundo lugar, serve para projectar as bandas que nele participam, para além de que é útil no sentido em que está a dar a conhecer a nossa região seja para onde o álbum for. E no meio disto tudo contribui para aproximar as bandas. Como responsável pelo projecto e músico participante, foi bastante divertido o participar neste projecto até à sua conclusão. Sinto também uma certa satisfação pessoal por ver este projecto bem concluído, visto andar já há alguns anos a “assombrar-me”. No cômputo geral, correu tudo melhor do que esperava inicialmente. Quanto à composição e gravação, seja com Violent Vendetta ou Spank Lord, correu às mil maravilhas, sem quaisquer dificuldades.

Morbid Death… Dezanove aninhos de amor à arte, persistência e evolução. Vejo-os como a fundação do nosso panorama “metálico” regional e como uma das bandas mais importantes da região. O facto de praticarem um género não muito popular e mesmo assim manterem-se firmes e continuarem sempre sem olhar para os limites torna-os a “verdadeira” banda. Merecem todo o nosso respeito, reconhecimento e, consequentemente, este tributo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...