photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DARGAARD
“Rise And Fall”

[CD - Napalm/Recital]

Ao meu primeiro contacto com estes austríacos, através deste novo “Rise And Fall”, apercebi-me logo que o que eles faziam era algo um bocadinho diferente daquilo que é comum fazer-se no campo do metal obscuro e gótico. Quando ao fim do primeiro tema – um épico de 11 minutos – não se assiste a um único acorde de guitarra e baixo ou ritmo de bateria, então torna-se claro que os moldes aqui são outros. Em vez de uma sessão “eléctrica” e pesada de dark/goth metal, temos aqui uma sessão obscura de metal ambiental, melancólico e inteiramente composto por teclados, vozes etéreas e instrumentos orquestrais.

“Rise And Fall” é já o quarto trabalho deste colectivo e que sucede a “Could Harvest The Dissolution Of Eternity”, um disco que já lhes havia valido bastantes elogios. De facto, é impressionante a áurea obscura e melancólica com que nos assolam os Dargaard. É verdadeiramente desconcertante e assustador ouvir as suas composições. Um mundo sem luz a fazer lembrar, por vezes, uma majestosa banda sonora de um filme de fantasia, em momentos de puro drama e até terror.

A primeira faixa, com o nome do álbum, será talvez aquela que resume melhor o universo dos Dargaard, bastando que oiçam esta faixa para conhecerem todos os pormenores que constituem a filosofia da sua música. Mas nem sempre as músicas são tão “assustadoras” ou não houvesse a doçura da voz de Elisabeth Toriser a conferir algum conforto e calor a este mundo outonal. O piano e os violinos dominam a maior parte do tempo, bem como algumas harpas e flautas que produzem arranjos muito bem conseguidos, vindos das profundezas das suas almas.

Um disco para quem não teme passar um bom bocado às “escuras” do mundo.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...