photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

HELLSAW
“Cold”

[CD – Napalm Records/Fiomúsica]

Nos últimos tempos temo-nos apercebido do empenho da austríaca Napalm Records em diversificar as características musicais do seu catálogo. Originalmente conhecida pela sua faceta mais gótica, e depois de já contar com bandas de doom e rock’n’roll, é a vez do selo propor no seu roster um regresso às origens do black metal, precisamente na sua orientação mais primitiva e fria de declarada influência escandinava. Posto isto e escutados os primeiros instantes de “Cold” parece que lhe tiramos instantaneamente a radiografia. Impõe-se a fórmula do black metal simples e directo, não tão sujo quanto se poderia imaginar já que a produção não deixa, mas suficientemente negro e retro para lhe colocarmos na prateleira ao lado de nomes como Darkthrone, Hellhammer, Immortal ou Celtic Frost.

Contudo, com o avançar dos temas, apercebemo-nos que os Hellsaw têm a coragem de apontar alguma claridade a este material, virtude de um sentido melódico interessante, para além de alguns arranjos e efeitos muito subtis que podem tornar este num disco demasiado ousado para os mais conservadores adeptos deste movimento.

E o problema de “Cold” acaba por poder ser mesmo esse: um disco preso na encruzilhada da indefinição em relação ao seu público-alvo. Como já foi referido, pode soar “limpinho” de mais para convencer os indefectíveis da natureza misantropa e sórdida do black metal, mas também está longe de ser uma obra moderna dentro do género, como uma dos Dimmu Borgir, por exemplo.

Caberá ao tempo e à disposição do ouvinte aceitar, ou não, este disco. O mais importante é que fora qualquer preconceito, “Cold” é um trabalho honesto e os Hellsaw, embora exibam descaradamente todos os clichés do género – muito ripanço nas guitarras e bateria repetitiva – ainda tiveram a lucidez de não tornar este um disco intragável. Quem não for adepto do antigo nem do moderno e procura um meio-termo, este poderá ser um disco perfeito.

[6/10] N.C.

Estilo: Black Metal

Discografia:
- “Spiritual Twilight” [CD 2005]
- “Phantasm” [CD 2007]
- “Cold” [CD 2009]

www.hellsaw.at.tt
www.myspace.com/hellsawmusic
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...