photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CRONAXIA
“The Solution Above Continuity”

[EP – Edição de autor]

Onze anos foram precisos para termos acesso a um registo dos lisboetas Cronaxia. Uma longa resistência a entradas e saídas de elementos foi a chave para a continuidade da banda até aos dias de hoje, banda esta que chegou a ser composta por elementos dos Bleeding Display e D’evil Leech Project. A capital primeira amostra do grupo surge-nos este ano e, com certeza, abrirá portas à banda que até agora estavam fechadas. Até porque, e talvez pela experiência acumulada pelos seus membros fundadores em todos estes anos de “cativeiro”, fazem estrear-se em parâmetros bastante aceitáveis de qualidade.

Com uma dieta feita à base da tradição death metal norte-americana, os Cronaxia apresentam-se como uns competentes executantes e intérpretes desta facção popularizada por bandas como Cannibal Corpse, Morbid Angel, Hate Eternal, Deicide, Suffocation, Immolation, entre muitos outros nomes que fazem de regiões como a Flórida habitats basilares para a construção histórica da música extrema.

Entretanto, apenas quatro são as amostras [já contando com uma intro] que compõem “The Solution Above Continuity”. Compreendendo-se a escolha deste formato no timing em que surge este trabalho [afinal de contas a banda ainda agora está a sair do “casulo” e a tentar ganhar exposição], podem, no entanto, soar inconclusivos perante aquilo que a banda, artisticamente, pode oferecer. Se a execução é sólida [não, os Cronaxia não entram aqui em concursos de rapidez ou técnica, mas não são propriamente lentos nem toscos] e a composição, ainda que sem revelar nada fora do comum, é aprazível, o ponto de destaque deste trabalho acaba por ser o seu conceito e teor lírico. Ao invés do sangue “convencional” a banda adopta termos e pensamentos futuristas, científicos e sociais, o que lhes vale, sem dúvida, pontos a favor.

Fica, por fim, o desejo de que os Cronaxia não encontrem mais obstáculos ao seu percurso que os submeta a mais longas paragens, pois de Lisboa parece estar a nascer mais um nome promissor para o death metal nacional.

[7/10] N.C.

Estilo: Death Metal

Discografia: “The Solution Above The Continuity” [EP 2008]

www.myspace.com/cronaxia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...