photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CYCLES
“Paradise – World Of Sand”

[DCD – Edição de Autor]

Os portuenses Cycles formam-se em 2001 sob a batuta de Filipe Barbosa e Carlos Moreira [ex-Fears Tomb e Karnak]. Mais tarde, a baixista Vera Sá [ex-Godless Beauty, Scarlet Veil e Martyrivm] e o baterista Augusto Peixoto [ex-Dove, In Solitude e Paradigma] são solicitados para entrar no projecto. Na altura ainda sem vocalista, os quatro músicos começaram a compor e após algum tempo concluem o instrumental dos onze temas a figurar no seu trabalho de estreia. O elemento que faltava surge pouco depois com a entrada do vocalista Henrique Loureiro.

Com tudo apostos para seguir em frente, é então que o quinteto entra nos estúdios Rec’N’Roll com Luís Barros [Tarantula] para registar o repertório de “Phoenix Rising”. Daí extraem os dois temas que se encontram nesta demo-CD, “Paradise” e “World Of Sand”, destinada a promoção e busca de contracto discográfico. Ao primeiro contacto, é indissociável a relação directa experiên-cia/qualidade destes músicos. Sente-se a coesão destes temas a ressaltar nos ouvidos e daí a satisfação ser imediata.

Quanto ao estilo que trilham, desde cedo sentimos alguma dificuldade em classificá-lo. Se é verdade que a base da sua essência está nas tendências mais tradicionais do heavy metal, também é certo que podemos contar com deambulações por outros territórios mais melódicos, obscuros e até progressivos.

Mas porque estes são apenas dois temas de um trabalho que pode trazer ainda muitas outras surpresas, preferimos aguardar pelo produto final para uma análise mais completa. No entanto, fica a nota de que estes músicos sabem muito bem o que fazem ou não fossem já experientes vultos no nosso panorama metálico. Uma das mais-valias desta demo vai ainda para os solos de Paulo Barros em “Paradise” e, claro, para a produção de Luís Barros. Escutam e anseiem pelo trabalho completo. Promete.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...