photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

MOTOGRATER
“Motograter”

[CD – Roadrunner/Warner Bros]

Oriundos dos E.U.A., são seis os elementos deste projecto fundado em 2000. "Motograter" é então o álbum de estreia destes novos filhos da insanidade metaleira, lançado em meados do ano passado. Estes americanos são compostos por dois vocalistas que se dão a conhecer como Ghost e Zak, pelo guitarrista J.R. e pela dupla Crispy e Smur que partilham a bateria, sendo que Smur também participa em alguns refrões e insere alguns samples. Para completar o quadro falta ainda falar de Grater, o elemento que criou um instrumento que substitui o baixo, instrumento esse baptizado de Motograter e que, consequentemente, veio a dar o nome à banda. Esse instrumento é constituído por cordas industriais de aço, manivelas em ferro e rodas dentadas de aço e emite um som onde se misturam a distorção de uma guitarra e a ressonância de um baixo.

Os Motograter são uma banda que a nível sonoro se insere na vertente do nu-metal com uns "cheirinhos" de thrash metal ao longo do disco. Sem serem 100% inovadores, os Motograter conseguem, graças ao bom potencial dos seus dois vocalistas, uma química bastante interessante e sedutora. Por um lado, Ghost consegue atingir escalas melódicas muito elevadas que podem mesmo fazer lembrar o guru do metal Maynard James Keenan (Tool, A Perfect Circle) e, por outro, Zak representa a face mais agreste e violenta da sua sonoridade. Já a guitarra produz riffs que podem soar a Korn e a Slipknot, podendo também escutar-se excelentes momentos de melodia com o motograter e a bateria unidos numa base rítmica bastante sólida e diversificada.

O primeiro single "Down" é uma boa amostra do som que a banda faz e em temas como "Red", "Mutiny" e "New Design" os Motograter mostram como conseguem interligar na perfeição o lado melódico e o lado heavy na sua música.

Esta é uma banda que não esconde as suas influências, mas ainda assim consegue acrescentar o seu toque de originalidade. Quanto a mim, estamos perante um colectivo de bons músicos que deixam indícios de uma futura aparição com ideias ainda mais sólidas e diversificadas. Welcome to a new factory!

[8/10] R.B.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...