photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

PROMETHEVS
"From Our Hearts"

[EP – Edição de Autor]

Num cenário de crescente massificação da cultura emo numa interpretação mais áspera – vulgo screamo – em associação com o punk/hardcore, acaba por não nos surpreender o aparecimento dos viseenses Promethevs. Este movimento tem conhecido forte expansão nos últimos tempos também em Portugal e encontra símbolos em bandas como More Than A Thousand, Eleven Miles Apart, My Cubic Emotion ou One Hundred Steps.

Contudo, o valor cotado a estas cinco faixas está ainda muito distante do dos seus directos “competidores” e nem a experiência que a nota de imprensa deste lançamento reclama aos seus autores parece trazer muito de positivo ao seu resultado final. Partindo também de que este é um estilo com pouca margem de progressão, já nem podemos falar em inovação. Mas resta sempre a esperança de que os propósitos do estilo sejam servidos com coesão, o que aqui, infelizmente, também não acontece.

Ora, reunidos há apenas um ano como banda, também não seria de exigir muito aos Promethevs, por mais que os seus membros já se conhecessem de outros projectos. Mas a verdade é que se torna complicado entrar em grandes euforias ao ouvir este registo de estreia quando a originalidade é nula e a execução pouco brilhante e versátil.

Para além disso, há um pormenor estranho no campo da produção neste trabalho: será que a bateria aqui registada é orgânica? Ficamos praticamente convictos que não. Se a sua concepção obedeceu a recursos informáticos, ficamos ainda mais desiludidos por constatar que o seu “desenho” foi mal concebido e remetido a algum descuido. A bateria soa, definitivamente, atabalhoada.

Sendo, invariavelmente, desconfortável tirar mérito ao trabalho de músicos e artistas, não temos, mesmo assim, como tapar os olhos a algo que está mal. E neste trabalho encontramos outros pontos a precisar de urgente reflexão: as letras demasiado banais e básicas, as vozes limpas pouco convicentes e alguns coros completamente falhados, como são exemplo os de “Promethevs”.

Se uma banda espera sempre com muita expectativa reacções a um primeiro trabalho, ao mesmo tempo estas podem ter um efeito tão moralizador como desmoralizador, consoante o rating que conseguir “sacar” aos media e ao público e a forma como a banda está preparada para as receber. Porém, não deixa de ser menos verdade que são as próprias bandas que têm que ter um grande poder introspectivo para perceber o que há a melhorar, manter ou modificar naquilo que é capaz de criar. Fica, para já, a nota de que os Promethevs têm que transformar a sua garra jovial em algo que, artisticamente, seja mais eficaz, profundo e profissional. O mercado não dá muitas tréguas a trabalhos mais descuidados, como todos bem sabemos. Falhas à parte, de um trabalho que [e é preciso não esquecer] é debutante e proveniente de uma banda muito jovem, fica a esperança de que o tempo se encarregue de fortalecer as faculdades artísticas, técnicas e criativas desta banda.

[4/10] N.C.

Estilo: Screamo/Punk/Hardcore

Discografia: "From Our Hearts" [EP 2008]

www.myspace.com/promethevs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...