photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

THE BURNING
“Rewakening”

[CD – Massacre Records/Fiomúsica]

Irreverentes por natureza, os dinamarqueses The Burning estão de regresso para quebrar convenções. Contudo, não para progredir num caminho artístico pessoal ou global. Primam e reclamam, sim, pela simplicidade da coisa. Ora se às vezes a solução pode ser essa para desanuviarmos de tanta técnica, nota e estruturas complexas, criar algo simples e apelativo é cada vez mais um grande desafio, intimidador até. Por conseguinte, não está à altura de todos...

O que podem esperar a este segundo assalto deste quarteto de Aarhus, é mais uma dose de groove triturador acoplado a um death/thrash metal americanizado sempre determinado e de atitude muito directa. Os riffs são densos e fáceis de digerir, as batidas minimalistas – até os blast beats são lentos –, o baixo distorcido e lamacento e a voz alterna entre um registo hardcore semi-rouco, de palavras bem perceptíveis, e um gutural bastante espesso. Num quadro destes, pode ser extremamente aborrecido para alguns perceber que pouco se passa em termos instrumentais, mas para aqueles que apenas querem soltar uns headbangings e sentir um enorme peso distorcido a cair-lhe sobre os ombros, daquele que é sugerido por uns Crowbar ou Illdisposed em alguns momentos, este disco pode ser um achado.

Porém, entre tanta “simplicidade”, estes nórdicos conseguem mostrar-se muito astutos em termos de composição, apresentando bastantes variações rítmicas e breaks inteligentes – isto tudo no meio do tal minimalismo; confuso? Por outras palavras, a banda está bastante lúcida e sabe da necessidade de evitar a monotonia mesmo querendo preservar as raízes do seu som. Neste aspecto, os The Burning acabam por ganhar a nossa simpatia. A honestidade, determinação e até humildade com que defendem a sua arte é de louvar, não obstante ficarmos sem perceber os resultados que a sua música pode ter numa camada actual de ouvintes cada vez mais exigente.

[6/10] N.C.


Estilo: Death/Thrash/Groove Metal

Discografia:
- “Storm The Walls” [CD 2007]
- “Rewakening” [CD 2009]

www.theburning.dk
www.myspace.com/theburningdk
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...