photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BURNING SUNSET
“Bruma”

[EP – Edição de autor]

Aí está o registo de estreia dos Burning Sunset, colectivo de Aveiro que tem vindo a despertar curiosidade pela forma como mistura instrumentos clássicos e tradicionais [violoncelo, guitarra portuguesa e cavaquinho] com death/black metal melódico e de cunho progressivo. Embora traga consigo pouca quantidade de música – três temas com pouco mais de 18 minutos de duração – “Bruma” serve perfeitamente para adoçar a boca àqueles que já haviam sido despertados pelas capacidades deste sexteto luso e que ansiavam por ver o resultado da sua música em disco.

Em termos de produção bastante aceitável para um primeiro trabalho e ainda auto-financiado, “Bruma” revela uma banda com ambição, sublinhada pelo inserir de elementos que tentam atribuir-lhe uma identidade própria, embora a sinergia entre elementos eléctricos e eruditos já tenha sido testada, bem como a adopção do português como vocalização, como podemos atender no tema “Ventos Arrepiados”. Fica apenas a sensação de que é preciso limar-se alguns pormenores de composição naturais de quem ainda toca junto há relativamente pouco tempo.

Para além disso, experimentar é um desafio, mas é um esforço absolutamente louvável quando atingido com sucesso. A calmaria embaladora a meio de “Ventos Arrepiados”, sem dúvida o melhor destas três propostas, com a guitarra portuguesa e o violoncelo em evidência, comprova que a banda tem competência e apuro no modo como procura inovar e construir estruturas complexas. Os dois outros temas de “Bruma” concentram-se mais no peso e melodia do death metal e, em alguns momentos, na crueza do black mais tradicional. A lacuna está apenas em alguma falta de dinâmica rítmica e no abuso de solos, embora se compreenda que a banda lute por evidenciar uma costela progressiva, mas é preciso mais algum estofo técnico para isso. As vozes limpas também devem ser especialmente cogitadas.

Apesar disso, só podemos ficar agradados pelo esforço da banda em apresentar variedade. Com algumas escutas apercebemo-nos da quantidade saudável de detalhes por absorver e isso deixa-nos antever a abundância de ideias que a banda possa ter a empregar em futuras composições. Estamos convictos que o passar dos anos, o intensificar da rodagem e consequente “olear” de máquina, vão tornar os Burning Sunset num dos colectivos mais interessantes a seguir do underground luso.

[7/10] N.C.

Estilo: Death/Black Metal Progressivo

Discografia: "Bruma" [2008]

www.myspace.com/theburningsunset
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...