photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DAGOBA
“Face The Colossus”

[CD – Season Of Mist/Recital]

Ainda que os quiséssemos considerar, apesar da redundância, uma banda comum de Metalcore, os Dagoba há muito que demonstraram características que os tornam mais personalizados e genuínos do que aquilo que podíamos pensar à partida. “Face The Colossus” é o seu terceiro longa-duração e após muitos concertos por toda a Europa e com honras de abertura para bandas como Machine Head e Metallica, começa-se a sentir com grande clarividência a maturidade crescente desta banda de Marselha. Dentro do seu catálogo este disco esmiuça e eleva a um patamar superior o seu lado mais melódico e sinfónico. Sim, “Face The Colossus” surge com uma ambiência muito negra e até melancólica, com arranjos melódicos que criam momentos deveras pegajosos aliados a uma produção geral esmagadora da autoria do conhecido Tue Madsen.

Tecnicamente o grupo continua igual a si próprio, suficientemente desenvolvido em linhas de groove e velocidade, embora seja, definitivamente, nos arranjos orquestrais e ambientais que esteja a grande identidade de “Face The Colossus”, eventualmente, talvez em exagero. Falamos, portanto, de um ambiente frequentemente black metal sinfónico, à imagem de uns Dimmu Borgir, banda que, aliás, tudo leva a crer que muitos dos membros dos Dagoba veneram [como parece comprovar a participação de ICS Vortex no anterior “What Hell Is About” e o envolvimento de Franky Constanza [baterista] e Izakar [guitarrista] com a banda black metal Blazing War Machine].

De resto, e embora não tenham sido capazes de revalidar um hino como “The Things Within”, o grupo consegue uma boa colecção de temas, onde não faltam potenciais singles como "The World In Between" e "Silence 3#" [talvez os temas mais mellow que a banda compôs até à data], e em que palavra-chave é equilíbrio. Feito para quem é especialmente fã deste estilo de música, é verdade, e da banda que continua a ter uma vertente metalcore bem acentuada, os Dagoba mantém argumentos para agradar à sua sólida base de fãs, mesmo que estejam longes de ser um colosso de originalidade, e demarcam-se da concorrência com uma maneira de estar muito mais sinfónica do que é habitual nesta vertente.

[7/10] N.C.

Estilo: Metal Moderno

Discografia:
- “Release The Fury” [EP 2001]
- “Dagoba” [2003]
- “What Hell Is About” [2006]
- “Face The Colossus” [2008]

www.dabogaonline.com
www.myspace.com/dagoba
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...