photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DOOMSHINE
“Thy Kingdoom Come”
[CD – Iron Glory/Soulfood/Recital]

Os Doomshine são uma jovem banda alemã que, como o seu próprio nome indica, pratica doom metal, esta face mais pesada e compassada do metal que os americanos Solitude Aeternus e os suecos Candlemass popularizaram nos finais dos anos 80 e início dos 90. Contendo nas suas fileiras o ex-guitarrista de Tragedy Divine [actual Spiral Tower], Sven Podgursky, os Doomshine lançam com “Thy Kingdoom Come”, provavelmente uma das melhores obras do género dos últimos tempos.

A faixa de abertura, “Where Nothing Hurts But Solitude”, com o seu riff de alta tonelagem, esmaga-nos completamente a face ao ritmo de um compasso lento mas cheio de energia electrizante. Os riffs ultra-pesados [escutem “Shine On Sad Angel”] e os solos demarcados de guitarra são do melhor que pode existir num trabalho de doom metal, neste caso com bastantes semelhanças a Solitude Aertenus.

As vozes, a cargo de Tim Holz, são melancólicas, arrastadas, límpidas e fecham um círculo onde tudo é ensombrado como um quarto sem luz onde apenas brilha a chama de uma vela. Um trabalho em que todas as malhas têm uma “palavra” a dizer mas conseguem maior destaque “Where Nothing Hurts But Solitude” e “Shine On Sad Angel”, principalmente esta última.

Se é verdade que o doom metal andou adormecido a maior parte da década de 90, é de esperar que agora haja um certo ressurgimento pela quantidade de boas bandas a despontar do underground. Numa das filas da frente estão certamente os Doomshine e a comprovar tudo isto está aqui um álbum estupendo.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...