photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DIMENSION ZERO
“He Who Shall Not Bleed”
[CD – Vic Records/Recital]

Um aglomerado de pesos pesados nórdicos é como podemos classificar, em primeira instância, os suecos Dimension Zero. Experientes como banda, ou já não existissem desde 1995, e ainda mais “calejados” no papel de músicos, já que incluem figuras como Jesper Strömblad [guitarrista dos In Flames], Jocke Gothberg [ex-baterista e vocalista dos Marduk], Daniel Antonsson [ex-guitarrista dos Soilwork e actual baixista dos Dark Tranquility] e Hans Nilsson [baterista dos Diabolique e The Great Deceiver], não seria de esperar outra consistência do que aquela que, de facto, apresenta “He Who Shall Not Bleed”.

Aliás, mais fácil se torna quando Jesper, o fundador e principal compositor dos Dimension Zero, é também um dos grandes responsáveis por aquilo que se popularizou como o “som de Gotemburgo”. Ora, sem poder ser mais fiel, nomeadamente aos primeiros tempos de carreira dos In Flames, acabou por criar uma banda à sua própria imagem, sem que o estatuto de “paralelo” tornasse, afinal, este projecto num escape para aquilo que gera na sua “banda-mãe”. Dimension Zero é a continuidade directa daquilo que perpetra nos In Flames. Com uma orientação musical tão previsível, caso é para pensarmos que Jesper, principalmente ele, transborda em criatividade ao ponto de não caber toda nos In Flames. Ou então são fruto de um passatempo de amigos que também não almeja nada para além de… tocar o que já bem sabem.

Entretanto, é preciso que se esclareça que aqui se nos depara um exercício bem mais cru e sujo do que aquele que assumem hoje em dia quer In Flames, quer Soilwork. Ao mesmo tempo, e olhando para os seus dois discos lançados até à data, ficamos com a ideia de que desta vez não se refrearam de injectar mais um pouco de melodia ao seu material. Ficamos na expectativa de saber se será uma fórmula a esmiuçar em próximos lançamentos [esperemos que não].

Ainda assim, a sua música continua suficientemente thrashy e “venenosa” para nos instigar e manter em sua órbita ao longo dos 34 minutos deste disco. A fúria da bateria aliada à qualidade assegurada dos riffs de Strömblad e Antonsson e uma voz sórdida e reincidente geram um resultado final, não obstante vulgar em termos criativos, bastante interessante. Mesmo que este projecto exista como passatempo [e sem propósitos inovativos] damos aval à sua continuidade.

[7/10] N.C.

Estilo: Death Metal melódico/Thrash Metal

Discografia:
- “Penetrations From The Lost World” [EP 1997]
- “Silent Night Fever” [CD 2002]
- “This Is Hell” [CD 2003]
- “He Who Shall Not Bleed” [CD 2008]

www.dimensionzero.se
www.myspace.com/dimensionzerometal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...