photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SEE YOU NEXT TUESDAY
“Parasite”

[CD – Ferret Music]

Com um nome algo inusitado, pelo menos para o espectro musical aqui implícito, chegam-nos os See You Next Tuesday, um quarteto oriundo dos subúrbios de Michigan que se fundou em jeito de brincadeira, mas que começou a ser levado mais a sério após verificar que o público admirava o que estava a fazer. Incentivados por este cenário correram várias zonas do país, chegando mesmo ao México, e conquistaram uma base de seguidores considerável e, pelos vistos, o comprovativo de qualidade da editora americana Ferret Music. Isto tudo muito repentinamente já que Chris Fox [voz], Drew Slavik [guitarra], Travis Martin [baixo] e Andy Dalton [baterista] nem se encontram juntos à dois anos – altura em que a banda começou a dar os primeiros passos -, visto fazerem parte de uma segunda encarnação da banda. Para além disso, é no calor da sua juventude – a média de idades dos seus membros não ultrapassa os 21 anos – que este quarteto vê a sua carreira musical mudar. Certamente também por isso expurgue energia e raiva a rodos em “Parasite”, um arrasador e áspero exercício de grind/death/mathcore pleno de espasmos esquizofrénicos. Juntem os elementos mais extremos de uns The Dillinger Escape Plan, Psyopus, Norma Jean e a abordagem mais recente de uns Cephalic Carnage e têm praticamente caracterizado tudo o que estes americanos fazem. Com a diferença de que aqui tudo é injectado com a máxima rapidez – a maioria dos temas não chega aos dois minutos.

Sendo assim, “Parasite” é um disco surpreendente pela sua atitude extrema e pela técnica dos seus autores. Esta é, de facto, uma vertente que se tem expandido e conquistado os apreciadores de música pouco convencional e “amigável” e os See You Next Tuesday colocam-se com classe nas fileiras de honra deste tipo de bandas.

Destaque incontornável para os títulos sarcásticos dos seus temas, capaz de proporcionar “despregadas” gargalhadas a quem os lê – “Good Christians Don’t Get Jiggy With It ‘Til After Marriage”, “Honey, I’ve Never Had Sex That Wasn’t Awkward” e “How To Survive A Vicious Cock Fight” são apenas alguns exemplos. Na voz temos um bastante versátil Chris Fox que divide o seu registo entre o grunhido mais podre e grotesco do grind e outro plenamente esfuziante e esganiçado. A batida é quase sempre frenética, mas o grande destaque da secção instrumental dos See You Next Tuesday é mesmo as guitarradas de Drew Slavik que em certos momentos, com determinados guinchos, dá um ar zombeteiro à sua música – bem concordante com o seu teor lírico. Apesar do disco rolar a uma velocidade vertiginosa podemos ainda verificar alguns momentos mais calmos e melódicos como “”Paraphilia” ou “Pogonatrophy (Part Two: The Parasite)”, mas sempre caótico, e outros num segmento mais death groove como são os casos de “Let’s Go Halvsies On A Bastard” e “A Portable Death Ray And A Sterile Claw Hammer”.

Atendendo a que cada vez mais existem menos barreiras interpostas à forma de compor dos músicos hoje em dia, saluta-nos verificar que os See You Next Tuesday fazem também da sua existência uma experiência em que impera uma buliçosa sede pelo experimentalismo e a vontade de levar ao extremo a sua agressividade. Uma estreia impetuosa e “cilindrante”.

[8/10] N.C.

www.myspace.com/seeyounexttuesday
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...