photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

GOLDENPYRE
“Decrepidemic”

[MCD – Exorcise Music/Recital]

Vultos incontornáveis do espectro death metal nacional, os nortenhos Goldenpyre regressam em finais de 2003 com o seu primeiro lançamento oficial, o mini-CD “Decrepidemic”. Lançado pela pequena independente portuguesa Exorcise Music e gravado mais uma vez nos estúdios Grave, este trabalho viajou depois até à América para ser misturado nos famosos Morrisound Studios para assim chegar com ainda mais pujança aos ouvidos de todos aqueles que apreciam bom death metal old school, cadenciado, pesado, arrastado e bastante técnico.

“Decrepidemic” sucede às maquetas “Apocryphal”, de 1998, e “Necroterrorism”, de 2001, abrindo assim uma nova porta para todos aqueles que ainda não conhecem este grupo demolidor oriundo de Barroselas. Não tanto quanto a própria banda desejaria, pois consta que a divulgação a este trabalho não foi a melhor, mas a verdade é que, mesmo assim, este trabalho não vai passar despercebido, pois não é de agora conhecido o talento inato deste quinteto, o que faz com que todos os olhos e ouvidos estejam permanentemente virados para a sua obra, até independentemente de terem editado um trabalho ou não. A curiosidade é sempre muita, só não se percebe é como ainda nenhuma editora mais poderosa reparou neles... De facto, falta mesmo só isso para os Goldenpyre darem o pulo que merecem e serem conhecidos internacionalmente ou pelo menos mais do que já são.

Os sete temas que aqui apresentam demonstram uma coesão e uma maturidade só ao nível de quem já anda nisto há muito tempo, trabalha arduamente e tem um talento natural para a coisa. Num universo onde se poderá incluir nomes tão sonantes como Morbid Angel, Immolation ou Incantation, os Goldenpyre debitam um death metal ultra pesado, vagaroso, numa toada por vezes quase doom metal e muito dinâmico a maior parte das vezes. A introdução atmosférica e muito obscura “Invoke The Beast” faz isso mesmo e abre um trabalho muito negro e doente que combina perfeitamente com um layout híbrido e muito obscuro.

Os conteúdos multimédia como a biografia da banda, galeria de fotos, discografia e sete faixas de vídeo gravadas em shows diferentes, fazem ainda mais deste trabalho um item obrigatório para todos quantos se interessam pelo género e por uma das bandas mais importantes de sempre do underground nacional.

[9/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...