photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

FONY
“Circles”

[CD – Copro/Recital]

Formados em 1998 por um grupo de jovens colegiais britânicos, os Fony têm vindo a crescer de popularidade ao longo dos últimos anos graças à febre do emo/noise/metalcore que se tem vindo a firmar nos Estados Unidos e no Reino Unido, bem como graças ao seu próprio talento, obviamente. Nomes como Lost Prophet, Hell Is For Heroes, The Hurt Process ou Funeral For A Friend são os grandes percursores desta corrente mais melódica do metal que tão popular se tem tornado ultimamente em ambos os lados do atlântico. Para além disso, os próprios Fony têm vindo a amadurecer muito graças às digressões partilhadas com Lost Prophets, One Minute Silence e Earthtone 9, o que acaba por se reflectir no sucessor do debutante “Routine Irregular” de 2002.

Este “Circles” veio inflacionar todas as expectativas em torno da banda e colocá-la como uma das grandes surpresas do ano no seu território. De facto, estes Fony mostram uma capacidade interessante dentro da sua sonoridade conseguindo mesmo manter alguma originalidade em relação às fórmulas já experimentadas pelos norte-americanos. Sendo assim, e para se situarem, estes britânicos cruzam uma agressividade por momentos comparável a uns Deftones, um timbre vocal numa toada grungie aquando de momentos mais calmos e emocionais fazendo lembrar uns Silverchair e Soundgarden e ainda um toque de misticismo a lembrar Tool.

Este é um trabalho de grande potencial comercial mas sem cair na previsibilidade de um trabalho plástico ou demasiado pop. O desempenho deste quinteto formado por Olly Gibbons [voz], Philip Bashford e Steve Gush [guitarras], Ryan Harris [baixo] e Peter Hamilton [bateria] mostra alguma ousadia, bom gosto e bastante engenho no acto de criar malhas contagiantes. É de esperar que estes Fony estejam muito brevemente entre as mais cotadas bandas do género no Reino Unido.

[7/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...