photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SALTATIO MORTIS
“Erwachen”

[CD – Napalm/Recital]

Quase um ano após o lançamento de “Das Zweite Gesicht”, os germânicos Saltatio Mortis voltam agora com mais um trabalho. Desenganem-se aqueles que poderão pensar que com um nome desses só podemos estar perante um colectivo de metal obscuro. Na verdade, e para quem já os ouviu, o universo deste septeto está bastante distante, tanto no tempo como no espaço, do conceito mais tradicional do próprio metal. Sem querer com isto dizer que estão mais à frente ou mais atrás – no tempo estão mais atrás certamente - a verdade é que duvido que haja muita gente interessada neste tipo de trabalho, pelo menos aqui no nosso recanto à beira mar plantado. E quando digo isto acredito que não seja por uma questão de falta de conhecimento mas sim porque o estilo em si exige grande predisposição e interesse pelo seu conceito.

Sem mais demoras passo a explicar que o que os Saltatio Mortis fazem é um rock/metal medieval recheado de melodias pop, gaita-de-foles e apontamentos electro/industriais. Quem já conhece os seus conterrâneos In Extremo poderá saber do que se trata. Cantando em alemão, o que dificulta ainda mais a assimilação, os Saltatio Mortis “rezam” períodos e lendas medievais através de vozes sempre limpas. A nível instrumental a sua sonoridade assenta quase por completo em ritmos compassados, por vezes em batidas electrónicos, guitarras distorcidas sem nunca serem realmente pesadas e na omnipresença da gaita-de-foles que até para os mais pacientes serão muito difíceis de suportar.

Para acabar, já perceberam que me foi muito difícil assimilar este trabalho, mas tenho a perfeita noção de que dentro dos meandros do rock medieval esta será uma proposta interessante. Exclusivo para os amantes do género.

[4/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...