photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

FOR THE GLORY
"Survival Of The Fittest”

[CD – Raging Planet]

Com um percurso notável em termos de mediatismo e também, naturalmente, de qualidade, desde que se formaram em 2003, aos For The Glory já só se podia pedir um álbum de estreia. A espera terminou este ano com o lançamento de “Survival Of The Fittest”. A começar pelo óptimo aspecto sonoro do disco, responsabilidade de Daniel Cardoso e Ângelo Lourenço [captação da bateria], Jacob Bredahl [Hatesphere, Barcode, Allhelluja – mistura e masterização], Makoto Yagyu [If Lucy Fell, Riding Panico] e Duarte [restantes instrumentos], esta colecção de onze temas faz pleno jus àquilo que é a demanda do hardcore típico de Nova Iorque e é até muito fácil colocar os For The Glory ao lado de muitos dos grandes nomes desta cultura suburbana.

O músculo revolucionário do hardcore apresenta-se consistentemente no teor das suas letras e musicalmente o quinteto nacional não mostra mácula na forma como carrega de peso os seus riffs e ritmos, ora contagiantemente balançados, ora rápidos e capazes de abrir rodopios no meio de qualquer plateia.

O problema pode jazer nas rígidas regras a que o estilo se auto-circunscreveu. Não faltam também aqui os comuns refrões em coro “social” que muito bem podem ser ouvidos em praticamente tudo o que se atreva a designar por hardcore. Quer-se, portanto, com isso dizer que “Survival Of The Fittest” é talvez demasiado leal para com as matrizes do seu mundo e que com isso perdemos o factor surpresa que nos tem sempre na expectativa de reservar a alguma novidade criativa a todas as vezes que pegamos num novo registo dentro deste espectro. Isso será problema para os mais “experimentalistas” e não para os conservadores, uma vez que, indubitavelmente, este é um disco de alto nível e de extrema eficácia na sua senda de encarnar o espírito e a música hardcore. Não acreditamos que nenhum fã de Agnostic Front, Madball ou Hatebreed vá ficar descontente com o que aqui ouve. “Survival Of The Fittest” é digno de que se lhe tire as medidas pela sua garra e raça.

Com a saída de cena dos Twentyinchburial é, com certeza, reconfortante saber que Portugal continua a ter uma [mais que] válida aposta neste sector. A banda está a crescer ao ritmo certo e esperamos que nos próximos álbuns consiga mantê-lo e acrescentar a isso um pouco mais de personalidade própria e criatividade que é, ainda assim, o que se sente mais em falta aqui. Sem acrescentar nada ao género é, mesmo assim, incontestável que aqui se trabalha com gabarito e conhecimento de causa. Um dos discos mais consistentes do ano em Portugal.

[7/10] N.C.

Estilo: Hardcore

Discografia:
- “Falling In Disgrace” [7” 2003]
- “Drown In Blood” [EP 2004]
- “Darker Days” [7” 2005]
- “Survival Of The Fittest” [CD 2008]

www.myspace.com/fortheglory
www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...