photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

KIVIMETSÄN DRUIDI
“Shadowheart”

[CD – Century Media]

Crê-se indiscutível a importância que o folk/pagan/Viking metal tem ganho nos últimos tempos, quer nas preferências da comunidade metaleira, quer nos catálogos das grandes editoras. A possível “next big thing”? Não cremos, embora saibamos do exponencial poder da indústria discográfica e media para criar e derrubar tendências. Contudo, o que é certo é que começa-se a olhar com cada vez mais atenção para este tipo de projecto e este tem vindo a ganhar cada vez mais simpatizantes.

Os Kivimetsän Druidi [finlandês para “Druida da Floresta de Pedra”] são um sexteto finlandês jovem para o mundo, mas que já caminha nestas andanças desde 2002 e até agora lançou cinco EP’s [sendo um deles não-oficial]. Talvez pelo tal crescimento de popularidade do folk metal, eis chegado o dia para os Kivimetsän Druidi. Um contracto com a poderosa Century Media e um longa-duração de estreia que promete catapultar [mais este] grupo finlandês que funde música pesada com fantasia e folclore nórdico para a ribalta.

Não sendo a resposta aos Eluveitie – da “concorrente” Nuclear Blast – nem mais uma banda “guerreira” para juntar aos Turisas no seu catálogo, a aposta da Century Media é de uma contundente perspicácia, já que, e mesmo não sendo estes 12 temas de uma magia imemorável, os Kivimetsän Druidi não são das bandas de folk metal mais banais que por aí vemos. Quando pensamos em folk metal imaginamos imediatamente a alegria e “galhofa” de uns Korpiklaani ou Finntroll e numa quantidade farta de instrumentos tradicionais, mas aqui isso não acontece... para o bem de todos. Os Kivimetsän Druidi injectam uma dose extra de peso, rapidez e sinfonia aos seus temas. Blast beats rapidíssimos rasgam trechos orquestrais e a bela voz soprano de Leeni-Maria Hovila cruza-se na perfeição com as vocalizações graves de Joni Koskinen. Ver sopranos numa banda deste tipo não é, realmente, das coisas mais comuns, daí que “Shadowheart” tenha na sua presença e desempenho uma das suas maiores armas.

Enquanto o estilo cresce, pode-se dizer, entretanto e com alguma segurança, que os Kivimetsän Druidi estão a tempo de agarrar o seu lugar. É que acima de teorias e previsões “comerciais”, estes finlandeses são bastante competentes no que fazem.

[8/10] N.C.

Estilo: Symphonic/Folk/Black Metal

Discografia:
- “Kristallivuoren Maa” [EP 2002]]
- “Taival” [EP 2004]
- “Mustan Valtikan Aika” [EP 2006]
- “The New Chapter” [EP 2007]
- “Taottu” [EP 2008]

www.kivimetsandruidi.com
www.myspace.com/kivimetsandruidi
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...