photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

IRONWOOD
“:Fire:Water:Ash:”

[CD – Edição de autor]

Chamam-lhe obra-prima e aos seus autores os verdadeiros salvadores do folk e pagan metal. Perante isso quase nos chegamos a sentir intimidados em ir contra a aparente euforia em torno deste quarteto australiano, mas no exercício da nossa opinião própria e livre não nos coibimos minimamente de considerar este álbum uma das maiores “secas” a que fomos submetidos nos últimos tempos. Não cremos que nos vá chegar nenhum “hate-mail” até porque o grupo é um absoluto anónimo e assim parece querer continuar – no seu site estão mais interessados em colocar citações da imprensa do que tecer o mínimo sobre a sua origem e percurso. Provavelmente, porque também não haverá muito de interessante a contar.

Mesmo que isso nos possa dificultar a tarefa de apresentar aos nossos leitores este pseudo-prodígio, a opinião é indiscutível: quem consegue aguentar 70 minutos de música quase sempre acústica, com uma tentativa de parecer complexo com uma série de arranjos ambientais e sons medievais, um ou outro acesso de raiva black metal e um vocalista que bem se esforça para soar multifacetado mas caí no ridículo em certos registos, e tudo isso com um “dom” de ser extremamente básico, monótono, por vezes desajeitado até e… maçador, muito maçador! É curioso que quando pomos “Fire:Water:Ash” a rodar parece que algo interessante pode estar a sair das colunas, até porque aqui e ali lá sacam melodias cativantes nas violas acústicas, mas não tarda nada percebemos que não há nada que possa ficar para a posteridade neste álbum… e isto é mau, muito mau, ainda para mais com tanto tempo de música. Não serão os mais toscos músicos que ouvirão, longe disso [o baixo merece até especial atenção], pese embora alguém tenha deixado passar erros de execução durante a gravação, mas noção de composição e dinâmica é coisa que provavelmente nunca ouviram falar.

Por mais ambientes que criem, por mais rezas medievais que recitem, por mais notas que dêem, rápido ou devagar, o sentido de desinspiração é total e muito difícil de disfarçar. A prova cabal de que quantidade não é qualidade e dominar bem os instrumentos não é um meio seguro para que se crie boa música.

[3/10] N.C.

Estilo: Folk/Pagan/Black Metal

Discografia:
- “:Fire:Water:Ash:” [CD 2009]

www.ironwoodsound.com.au
www.myspace.com/ironwoodband
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...