photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DEBASE
“Unleashed”

[CD – Noise/Megamúsica]

Tal como vem referido no press release que acompanha a edição promocional deste disco, os Debase são, de facto, uma banda que desafia todas as tentativas de catalogação. Com este “Unleashed” tive o meu primeiro contacto com esta banda de Malmo e senti logo necessidade de concordar com este comunicado de imprensa.

Os Debase formam-se em 1996 através do baixista Micko Twedberg e dos guitarristas Jonas Karlgren e Sigge Riesbeck. Mais tarde, e com a entrada de Michael Hansson para a voz e de Marten Hedener [primeiro baterista da banda, substituído pouco depois pelo actual Johan Hellgesson] estavam prontos para se estabelecer como uma banda poderosa ao vivo e em disco. Em 1999 mostram ao mundo a sua estreia através do álbum “The World Is Listening”. Mais um álbum se seguiu em finais de 2001, com “Domination” a confirmar todo o seu potencial e a deixar mais uma vez a imprensa surpreendida com os dotes da banda. Toda esta projecção acabou por lhes valer importantes digressões ao lado de Alice Cooper, Judas Priest e Annihilator, e o estatuto que daí lhes adveio valeu-lhes um contracto com a Sanctuary/Noise Records. E é sob este selo que agora chega-nos este “Unleashed”. Uma amálgama de sons retirada dos mais diversos géneros musicais, sendo que a palavra heavy é a que lhe assenta melhor.

Sem grandes espaços para melodias, a banda navega por campos tão díspares como o doom, o thrash, o nu-metal e o rock, só para citar alguns. Há quem os considere um cruzamento entre Machine Head, Metallica, Rammstein, Queensryche e até uns Black Sabbath numa época pós-moderna. Mas é acima de tudo sobre este último adjectivo que assenta a sonoridade deste quinteto: metal moderno e muito acessível. De realçar que esta banda parece ter um grande poder ao vivo, como reza quem já os viu, e mostra capacidades para nos surpreender a cada álbum que grava.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...