photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

EVERGREY
“Torn”

[CD – SPV/Steamhammer/Recital]

Embora estejamos convictos de que os Evergrey são daquelas bandas incapazes de fazerem um mau álbum, a verdade é que “Monday Morning Apocalypse” acabou por revelar-se “insonso” e demasiado directo, comprometendo a dimensão obscura e épica que fez a banda ficar conhecida. Chegou-se a temer que a criatividade começasse a escassear, mas a banda defendeu-se dizendo que era a altura certa de experimentar outras formas de composição. Digamos que são males necessários na carreira de qualquer banda quando surge a necessidade de romper com os seus “pergaminhos” para se revitalizar e/ou regressar mais tarde às origens com nova motivação, embora estes exercícios sejam, na maior parte das vezes, mal compreendidos.

Ainda que o regresso “Torn” não sirva para nos fazer engolir esta teoria e esteja longe de superar álbuns magistrais como “Recreation Day” ou “The Inner Circle” é, contudo, um sinal de que a banda não quer repetir a experiência do seu último disco. Aliás, “Torn” consegue mesmo contrapor com elementos até agora não tão levados ao extremo como, por exemplo, o peso. Provavelmente, os riffs de “Fear” e “Still Walk Alone” são os mais pesados que o colectivo de Gotemburgo alguma vez compôs.

Sentimos este “Torn” como um esforço para saírem do “acidente” que foi “Monday Morning Apocalypse”, mas adivinha-se, analisando bem este disco, que será ainda num próximo trabalho que as coisas regressarão totalmente à normalidade… ou não. Uma questão relativa, pois faltará perceber se a mudança é temporária ou se a banda pretende mesmo seguir caminhos de composição mais directos, o que, no fundo, ainda é a sensação que “Torn” transmite. O que não deixa de gerar alguma “tensão” entre os fãs, mas também será sensato dizer-se que quem tem álbuns como “Recreation Day” e “The Inner Circle” no seu cardápio tem também o "fardo" pesado de ter uma multidão sempre à espera que a proeza se repita.

Porém, a verdade indiscutível é que os Evergrey nunca regrediram em termos de qualidade de forma preocupante. Como já se disse, a banda de Tom S. Englund parece não saber fazer maus temas. “Torn” vem novamente comprovar que os Evergrey são feitos de uma argamassa única que lhes permite apresentar uma consistência hercúlea. Aliviados, mas ainda assim não totalmente saciados, a legião de fãs dos Evergrey pode, entretanto, descansar, uma vez que “Torn” chega para garantir a continuidade destes suecos nas fileiras das bandas mais interessantes alguma vez geradas em território europeu.

[8/10] N.C.

Estilo: Dark/Prog Metal

Discografia:
- “The Dark Discover” [CD 1998]
- “Solitude, Dominance, Tragedy” [CD 1999]
- “In Search Of Truth” [CD 2001]
- “Recreation Day” [CD 2003]
- “The Inner Circle” [CD 2004]
- “Monday Morning Apocalypse” [CD 2006]
- “Torn” [CD 2008]

www.evergrey.net
www.myspace.com/officialevergrey
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...