photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

MINSK
“With Echoes In The Movement Of Stone”

[CD – Relapse/Major Label Industries]

Miragens, alucinações, faltas de ar, arritmias… pode isso tudo ser sintomas da sujeição à experiência de ouvir qualquer álbum dos Minsk. Inspirados no seu nome pela martirizada cidade bielorrussa que ardeu para ser erguida como uma Fénix, estas quatro almas de Peoria e Chicago parecem ter vivido os complicados tempos que esta cidade do leste europeu atravessou ao longo de vários séculos e absorvido todos os seus traumas. Transformando isso em música, o resultado não podia ser outro senão marcante, perturbador e profundo.

Numa conjuntura actual em que começa a ganhar grande relevo a desafiante mistura de post-rock com doom, sludge e elementos psicadélicos, num cocktail, no fundo, homogeneamente progressivo, os Minsk saltam para a proa de um movimento de consciências dementes que nos oferecem um som de paisagens decadentes e atmosferas insalubres sem dó nem piedade. Quando pensamos que ter uns Neurosis, Isis, Kylesa ou Baroness é já dose suficiente para nos mergulhar num cosmos onde a luz escasseia e a vida definha, não temos problemas em assumir que mais esta “ameaça” é perfeitamente válida; tão letal quão saborosa.

Ao terceiro disco de originais, estes norte-americanos mantêm-se fiéis ao seu caminho, mas “With Echoes In The Movement Of Stone” é claramente menos ambiental e mais distorcido, com os temas a se tornarem mais "temas", isto num exercício de reduzir em certa parte as "cerimónias" de dez minutos que marcaram os seus dois soberbos anteriores trabalhos, e a agressividade a assumir uma outra preponderância. Entretanto, o “calvário” continua a ser longo e penoso, no bom sentido, mas a dissonância, amplitude e multiplicidade de sentimentos continuam autenticamente... tenebrosas! E com isto tudo, só nos podemos render aos encantos desta complicada forma de expressar sentimentos. Não para eles.

[9/10] N.C.

Estilo: Post-Rock/Sludge/Doom/Psicadélico

Discografia:
- “Out Of A Center Which Is Neither Dead Nor Alive” [CD 2005]
- “The Ritual Fires Of Abandonment” [CD 2007]
- “With Echoes In The Movement Of Stone” [CD 2009]

www.thesoundofminsk.com
www.myspace.com/minsk
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...