photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

O Som

ACÚSTICA: Introdução

. A Acústica é o ramo da Física em que se estuda as ondas sonoras.
. Actualmente, a Acústica pode subdividir-se em muitas áreas como:

- Bioacústica;
- Psicoacústica
- Acústica Musical
- Acústica de Edifícios;
- Acústica Subaquática;
- Electroacústica;
- Etc.

. As ondas transmitem-se através de um meio físico, não sendo possível, por isso, transmiti-las no vácuo.
. Através do uso de instrumentos electrónicos (computadores, osciloscópios, etc) é possível visualizar as ondas de som e ver as suas propriedades métricas, tais como a amplitude ou o comprimento de onda.

Música: Som e Silêncio
“O conceito de música tem vindo a ser alargado à medida que se alargam também os horizontes da composição musical, sobretudo no séc. XX, com o aparecimento da música concreta, da música electroacústica, da música serial. Mesmo considerando esse alargamento, o som continua a ser a matéria-prima da música e simultaneamente o fundamento de toda a sua estrutura. Mas a música faz-se de sons e de silêncios, logo, podemos considerar que existem duas matérias-primas: som e silêncio”.

In HENRIQUE, Luis – Acústica Musical. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

O que é o SOM?
Pergunta:
Se cai uma árvore na floresta e nenhum ser vivo com sistema auditivo estiver presente, será verdade que houve produção de som?

Resposta:Não! Esta queda só provocará alterações de pressão no meio circundante. Nem um microfone detectaria som, pois os microfones não ouvem, apenas detectam variações de pressão.

. A palavra som tem dois significados consoante se considera como fenómeno físico ou como fenómeno psicofísico.

. Para haver som tem que existir uma fonte sonora.
. O significado físico diz respeito à fonte sonora e à propagação do som através do meio enquanto o significado psicofísico refere-se à audição desse fenómeno, ou seja, à sensação que provoca em nós.

Portanto, o SOM não existe! (Bem… quase!)…

O que habitualmente se designa por SOM não é senão uma sensação provocada no cérebro devido à captação, pelo sistema auditivo, de alterações de pressão que se propagam no ar (ou noutro meio elástico como a água, materiais de construção sólidos, etc), ou por uma vibração mecânica dos ossos cranianos a frequências áudio, consistindo em ondas de compressão seguidas de dilatação ou rarefacção.


















Então, o que é o RUÍDO?


. Basicamente, o RUÍDO é por definição som indesejável.
. Pode perturbar e interferir com a comunicação falada, com o divertimento ou descanso, e pode até, a níveis muito elevados, causar perda de audição.
. No entanto, o que é o SOM para uns pode ser simultaneamente o RUÍDO para outros. É o caso, por exemplo, de discotecas que “emitem” o som para os clientes (e proprietário) mas ruído para os vizinhos que pretendem dormir.

O que é uma VIBRAÇÃO?
. É um fenómeno complexo que pode ser expresso em termos simples como o movimento oscilatório de um corpo em torno de uma posição de equilíbrio.
. É um fenómeno ondulatório que se propaga tanto em sólidos como em fluidos.
. Podemos ouvir a vibração das partículas do ar (som) e sentir a vibração de um sólido.
. A vibração de um sólido (ex. Instrumento musical) pode-se traduzir num som, pois coloca as partículas de ar adjacentes também em vibração.

. Por fim, o estudo dos sons ou dos ruídos (isto é, da acústica), pode ser feito segundo três domínios de análise distintos (mas complementares):
- Pressão:
- Frequência;
- Tempo;

Emanuel Vieira Cabral
Produção e Tecnologias da Música
Escola Superior Música e Artes do Espectáculo (Porto)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...