photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

MINDLOCK
“Enemy of Silence”

[CD – Rastilho Metal Records]

Perfilavam-se como uma das maiores promessas do Metal nacional em 2000 quando lançaram o EP de estreia, “Manifesto”. A edição de “Ego Trip”, três anos mais tarde, vincava este estatuto. Contudo, um inesperado desaparecimento de cena, relativamente a meio da presente década, fê-los cair completamente no esquecimento ou não fossem os tempos actuais de enorme agitação e “concorrência”.

De qualquer forma, isto não vetou o seu regresso, mesmo sabendo que hoje em dia não é fácil ganhar projecção sem mostrar algo verdadeiramente acima da média quer em termos técnicos, quer em termos criativos. E “Enemy of Silence” não cumpre nenhuma dessas premissas.

Apesar disso, até porque é sempre cruel exigir tanto a quem quer que seja hoje em dia, em que a tendência é para a estagnação, o que importa reter é que este grupo de Faro deu, com toda a convicção, um passo em frente na sua carreira. A técnica está mais apurada, aumentaram os detalhes, os breaks cirúrgicos e desenharam-se “círculos” muito interessantes na estrutura dos temas.

Apesar do repetitivo que possa soar, o presumível problema poderá estar na fórmula bastante abusada (um cruzamento entre o hardcore e o thrash de uns Pantera, Metallica e Sepultura) e em alguma falta de audácia na composição. Mesmo respeitando o que nos vai na alma enquanto músicos, é sempre possível explorar, fundir, esmiuçar e manter alguma identidade. Aos Mindlock falta criar um refrão ou um riff que saia da normalidade.

Descuradas todas essas condições, “Enemy of Silence” não poderia deixar de ter momentos interessantes. Desde a força trituradora de “Unleashed”, à insolência matemática de “Pleasure Meets Flesh”, passando pelo groove mais death metal de “Alcohol Ecstasy” até muitos outros momentos de aprazível “malhanço”. Resta-nos apenas perceber qual poderá ser a sua margem de evolução, nomeadamente, “fora de portas”. [7.9/10] N.C.

Estilo: Thrash/Hardcore
Discografia:
- “Manifesto” [EP 200]
- “Ego Trip” [CD 2003]
- "Enemy of Silence" [CD 2010]

www.myspace.com/mindlockpt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...