photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

HATE
“Erebos”
[CD – Listenable Records]

Com uns respeitáveis 20 anos de carreira talvez não se devesse estar a falar de atingir a maturidade. De qualquer forma, por mais estranho e/ou discutível que isso possa parecer, é o que sentimos em “Erebos”, o sétimo longa-duração do (hoje) quarteto polaco liderado pelo guitarrista/vocalista Adam “ATF Sinner” Buszko. Com muitas digressões nas costas, ao lado de nomes de proa, e apesar do talento que já lhes era reconhecido, os Hate vivem aqui como o auge da sua desenvoltura criativa e, sobretudo, a definitiva assunção de uma identidade.

Durante maior parte da sua carreira uma banda de death metal tradicional, dominada por algum conservadorismo, é com o anterior “Morphosis” e agora com “Erebos” que o grupo consegue conferir a versatilidade necessária para o seu som ganhar em impacto e projecção. Se os fãs mais antigos da banda podem até desaprovar o caminho seguido, mesmo que com pouca legitimidade já que a banda continua “dura como pedra”, a verdade é que o som dos Hate é hoje mais dinâmico e saudavelmente moderno. A bestial produção ajuda também a que estes dez temas tenham uma pujança arrasadora, mas a forma como o grupo mistura death metal opressor com black metal old school e metal industrial confere a sofisticação que a banda não teve durante vários anos. Os arranjos foram mais cuidados e a escrita feita à medida da precisão de certos riffs e refrões. A voz de Adam é demoníaca (ao jeito do seu vizinho Nergal ou mesmo de Glen Benton) e o instrumental está ainda mais técnico (apesar das partes mais soltas e groovy) com destaque para as supersónicas rajadas de pedal duplo. No meio de tanto caos, agora a música dos Hate pode ser mais facilmente digerida sem, em momento algum, defraudar a sua essência.

“Erebros” (do grego: profundo, negro, sombra) é a luz que faltava para guiar os Hate por um caminho ainda mais auspicioso, abrindo novos horizontes à banda e vaticinando um reconhecimento perfeitamente justo para um projecto tão obstinado e honesto. [8.6/10] N.C.

Estilo:
Death/Black/Industrial Metal

Discografia (álbuns de estúdio):
- “Demon Qui Fecit Terram” (CD 1996)
- “Lord Is Avenger” (CD 1998)
- “Cain’s Way” (CD 2002)
- “Awakening Of The Liar” (CD 2003)
- “Anaclasis – A Haunting Gospel Of Malice & Hatred” (CD 2005)
- “Morphosis” (CD2008)
- “Erebos” (CD 2010)

www.hate-metal.com
www.myspace.com/hatepoland

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...