photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Alunos perdem bolsas

Com a ameaça de 30% dos alunos da Universidade do Algarve (UAlg) virem a perder a bolsa de estudo este ano, a associação de estudantes reuniu-se, ontem, com o secretário de Estado do Ensino Superior. No final, no entanto, tudo na mesma. O Governo mantém as alterações feitas à regulamentação para atribuição de bolsas. As direcções associativas reúnem-se no próximo fim-de-semana. E prometem luta.

"Isto é contra o Estado Social", argumentou ao CM, após a reunião, Guilherme Portada, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG). "Além de 30% dos alunos ficarem totalmente sem bolsa, com as alterações, 15 a 20% vão ver o valor diminuído", explicou o dirigente associativo, referindo que "Portugal precisa de mais estudantes no Ensino Superior e estes cortes vão afectar precisamente aqueles que têm mais dificuldades económicas".

Para a associação académica, as alterações às regras de atribuição de bolsas impostas "avançaram sem planeamento, sem definição nem avaliação das consequências". Em comunicado, a AAUALG diz que "a tutela não olha a meios e não mede as consequências fatídicas das suas medidas".

Perante a manutenção das regras por parte do Governo, Guilherme Portada promete levar à reunião de direcções associativas, no próximo fim-de-semana, em Lisboa, uma série de propostas de alterações. "Além de alternativas, vamos tentar encontrar formas para sensibilizar o Governo", explica o presidente da AAUALG.

Se, depois disso, se mantiver a intransigência governamental, a associação promete "pensar em formas criativas de luta". A AAUALG promete que "não baixa os braços e irá debater-se sem tréguas pela justiça da acção social".

João Mira Godinho
In Correio da Manhã

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...