Evergrey depois da tempestade...
Depois do inesperado “turbilhão” que varreu três elementos de longa data em 2010, os suecos Evergrey têm o seu novo álbum, “Glorious Collision”, terminado e agendado para lançamento no dia 28 de Fevereiro, em toda a Europa, através da Steamhammer/SPV. Neste momento é possível ouvir samples dos seus 14 temas aqui.
Ainda relativamente ao capítulo das mudanças, Tom Englund (vocalista e guitarrista) refere que “o mais recente line-up dos Evergrey chegou a um ponto em que já não se divertia como grupo” e, por isso, decidiu “seguir caminhos separados como forma de preservar a sua amizade”, sem lugar a “palavras duras”. O músico afiança ainda que “continuam amigos”.
Apesar dessa dura realidade, Englund e o teclista Rikard Zander, nunca puseram em causa a existência dos Evergrey. “Não sabíamos se seriamos capazes de escrever um novo disco sem uma comunidade tão experiente como era o nosso anterior line-up, mas depois de eu e o Rikard escrevermos três temas numa semana percebemos que não era bem assim”.
Segundo o próprio, “Glorious Collision” é composto pelo “material mais diversificado que os Evergery alguma vez lançaram”. Indo mais além: “Podemos ouvir elementos de rock clássico, baseados num formato “metálico”, às vezes calmos outras vezes assombrosos, selvagens, exigentes e emocionantes”.
Os “novos” Evergrey ficam agora completos com o guitarrista Marcus Jidell (Royal Hunt), o baixista Johan Niemann (Therion) e o baterista Hannes Van Dahl de apenas 20 anos. Apenas Jidell participou na composição dois temas. Os restantes já foram completos para gravação em estúdio.