photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Facebook já vale 37 mil milhões

A rede social Facebook já vale 50 mil milhões de dólares, o equivalente a 37 mil milhões de euros, depois de uma injecção de capital do banco Goldman Sachs, juntamente com investidores russos, avança o 'The New York Times'. A empresa consegue mesmo valer mais do que gigantes como a Time Warner, a Yahoo ou o Ebay e ameaça ofuscar o brilho do Google.

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, considerado pela revista Forbes o multimilionário mais jovem na sua famosa lista, consegue duplicar a fortuna pessoal avaliada, até agora, em mais de cinco milhões de euros.

O Facebook não está cotado em bolsa e Zuckerberg, que é também o presidente da empresa, rejeitou essa intenção em Novembro, aconselhando o mercado a “não suster a respiração” à espera desse passo. Mas, de acordo com o mesmo jornal, a iniciativa do Goldman Sachs, que é tido como um dos investidores mais atentos ao mercado, indica que esse passo está para breve e pode chegar em 2012. Ainda no campo das possibilidades, a questão já está a levantar a curiosidade dos investidores, que estimam que a empresa possa representar dois mil milhões de dólares de lucro anual.

Segundo o NYT, o banco está mesmo a preparar uma iniciativa arrojada, agrupando alguns investidores e gerindo a participação destes no Facebook, para contornar as regras do regulador norte-americano. A SEC, comissão de mercado de valores, obriga a que as companhias com mais de 499 investidores revelem publicamente os seus resultados financeiros e, desta forma, o Goldman Sachs representaria apenas um.

A rede social já atingiu os 500 milhões de utilizadores activos, registanto cerca de 700 mil novas contas todos os dias. Mas é no mercado chinês, onde está bloqueado desde 2009, que o Facebook tem o seu próximo alvo, tendo em conta os 500 milhões de utilizadores com acesso à internet.

S.P.
In Correio da Manhã

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...