photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Os ladrões mais azelhas do país

Para eles o crime não compensou. Ficaram presos em passagens estreitas, tentaram assaltar as pessoas erradas e despistaram-se depois de roubar um carro. E houve quem abusasse da sorte e decidisse aparecer na televisão, apesar de andar fugido à polícia. Foram presos, claro.

CARJACKING A POLÍCIAS
Foi uma saída precária amarga. O assaltante, de 28 anos, detido no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo por crimes de roubo, foi autorizado a passar o último Natal em casa, mas não resistiu à tentação. Pelas 6h30 de 25 de Dezembro viu um homem a entrar num Ford Galaxy estacionado num parque de estacionamento na Rua de Goa, em Matosinhos, e avançou. Com a mão no bolso do casaco, a fingir que tinha uma arma, ameaçou o condutor: ou lhe entregava a carrinha ou levava um tiro.

Mas não viu que o condutor estava acompanhado. Nem que os dois homens tinham acabado de sair da esquadra da Polícia de Segurança Pública: eram agentes cujo turno tinha terminado. O polícia que estava do outro lado da carrinha tinha aceitado a boleia do colega. Puxou da arma, contornou o veículo e surpreendeu o assaltante pelas costas.

Em poucos minutos o local estava cheio de agentes da PSP. Além da esquadra, aquele parque de estacionamento costuma ser usado para guardar as viaturas apreendidas. O homem foi preso e já não voltou ao Bairro do Lagarteiro, onde era suposto ter almoçado com a família.

APANHADO NA TELEVISÃO
José Henrique foi apresentado no programa da TVI Você na TV como alguém que tinha sido preso injustamente em Espanha por suspeitas de violação de uma mulher. “Não tenho família. Os meus pais eram muito pobres e punham-me a pedir esmola. Fugi para Espanha”, disse, no início de Setembro, a Manuel Luís Goucha.

No entanto, uma telespectadora soube logo que José Henrique não era o nome daquele homem. Agarrou no telefone, ligou para a produção do programa e avisou-os de que, na verdade, quem estava no ar era o seu irmão Daniel Rocha, que há 14 anos tinha aproveitado uma saída precária da cadeia de Paços de Ferreira e fugido com um bilhete de identidade do seu marido.

A TVI contactou a PSP de Oeiras, que ficou à espera que Daniel Rocha saísse dos estúdios de Queluz. O homem foi detido e, através das impressões digitais, foi possível confirmar que era realmente o condenado a 12 anos e 9 meses de prisão por roubo, agressão e violação

O PIOR CONDUTOR DO MUNDO
O início de Novembro de 2003 foi agitado em Castelo Branco. Na manhã de dia 6, um toxicodependente, então com 27 anos, roubou uma carrinha numa praça central. Percorreu algumas ruas mas a viagem acabou depressa: bateu em três carros e acabou por se despistar e colidir com um poste de iluminação.

Foi socorrido por populares que o ajudaram a sair do carro, mas o embate não lhe toldou o raciocínio: quando a Brigada de Trânsito chegou ao local já tinha desaparecido, com a desculpa de que ia a casa buscar os documentos.
Enquanto os agentes o esperavam, ele roubou outra carrinha.

Voltou a conduzir até bater no muro de uma quinta. Abandonou o veículo e roubou outro – acabou por bater novamente na porta de uma casa. Tentou roubar uma quarta carrinha mas dessa vez não a conseguiu pôr a trabalhar. Acabou por levar apenas uma carteira, mas não ficou muito tempo em liberdade: conhecido por diversos furtos e tráfico, rapidamente foi preso pela PSP. Não tinha carta de condução.

SORTE AO JOGO, AZAR AO CRIME
Em Janeiro de 2010, um comerciante de queijos e peles do Sabugueiro, em Seia, tinha acabado de entrar no carro quando um assaltante lhe entrou no jipe e perguntou pela pasta com o dinheiro. Como não teve resposta atacou o vendedor com 12 facadas. A vítima gritou por socorro e o atacante acabou por fugir.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) conseguiu prendê-lo e a mais dois suspeitos. O principal assaltante era dono de uma queijaria da zona e foi apanhado quando estava escondido num canil abandonado. Já detido no posto da GNR, surpreendeu os militares com um grito: “Ganhei no euromilhões!” Julgava que tinha ganho o segundo prémio mas, com quatro números e duas estrelas, iria receber “apenas” 5.776 euros, graças a uma aposta de dois euros feita no Café Portugal, em Oliveira do Hospital.

APANHADO NO BURACO
Na manhã de 16 de Novembro de 2009, o dono do supermercado Alisuper em Almancil preparava-se para abrir o estabelecimento quando uma funcionária deu o alerta: havia alguém no armazém. António Simões fechou a porta da cave mas quando foi à rua teve a grande surpresa: só se viam as pernas de alguém que durante a noite tinha tentado assaltar o estabelecimento.

O assaltante, um romeno de 22 anos, retirou a grade que protegia a janela da loja, mas depois de atravessar o tronco ficou preso pela cintura. Ainda tentou libertar-se, mas não conseguiu. Passou ali 11 horas, até os bombeiros o conseguirem retirar. Humilhação extra: durante a noite alguém o encontrou e limitou-se a baixar-lhe as calças.
Preso três vezes em 24horas.

Ao fim da tarde de 25 de Dezembro, dois homens, pai e filho, começaram a causar distúrbios no café Colombian Burger, em Vendas Novas. Quando a GNR foi chamada ao local, acabaram por ser detidos por agressão aos militares e resistência à prisão.

Foram libertados, mas horas mais tarde o mais velho voltou ao posto para insultar os guardas – que o prenderam novamente. Mas não lhe bastou. Horas depois de ser libertado, já no dia 26, foi detido uma terceira vez. Desta vez conduzia com excesso de álcool no sangue.

Nuno Tiago Pinto
In SÁBADO magazine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...