photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DEADLOCK
“Bizarro World”
[CD – Lifeforce Records]

Já não são nenhuns desconhecidos, até porque andam por cá há 13 anos e já deitaram cá para fora dois EP’s, um split e cinco álbuns, contando com este “Bizarro World” (embora só esteja disponível em finais de Fevereiro). Contudo, o nome Deadlock pode causar imediatamente urticária a quem conhece as suas matrizes e, portanto, abomina death metal melódico com tiques metalcore, onde a voz gutural masculina se mistura com uma voz limpa feminina de fazer inveja a muitas cantoras de topo do pop e R&B (entre outros elementos que mais à frente verificarão).

Mas não será isso que torna este sexteto de Bavaria, na Alemanha, tão especial? Certamente. De qualquer forma, reclamar ousadia hoje em dia é frequente e isso não faltará aos Deadlock, pese embora o seu som não atinja uma fenomenal originalidade. O seu problema, principalmente no anterior “Manifesto”, esteve em querer aglomerar elementos demasiado antagónicos na sua música, como seja o rap de “Deathrace” e muitas batidas techno que povoam o seu trabalho desde “Wolves”, à força, para soar irreverente, quando tudo era colado a “cuspo” sem um entrosamento lógico em termos de composição. Digamos que, por outro lado, o uso do piano e dos ambientes sinfónicos (curiosamente mais desvanecidos aqui), mercê do enorme talento do guitarrista Sebastian Reichl, é uma grande mais-valia para o grupo, acentuando um ambiente épico e negro que não é muito comum nesse quadrante e que dá azo a temas tão fantásticos como o final “Paranoia Extravaganza”.

Escusado será dizer que as melodias e os rasgos divinalmente pop (mas divinais!) da vocalista Sabine Weniger, inundam este trabalho e são, absolutamente, a imagem de marca dos Deadlock. Aparentemente, pouco ou nada mudou, mas o pouco que mudou talvez seja o suficiente para enfatizar este regresso e, preferencialmente, orientar o caminho da banda daqui em frente. As aborrecidas (e pirosas) batidas techno deram agora lugar a ocasionais layers sintetizados – como em “Renegade” -, numa harmoniosa fusão, tal como a banda devia ter feito antes. E não há raps! Tudo o resto continua firme, sobretudo o excelente trabalho de guitarras.

Este é daqueles trabalhos catchy, muito fáceis de digerir e com enorme potencial comercial, mas que nem por isso deixa de soar honesto. Afinal de contas, há quem o tente fazer e não soe tão consistente. [8.5/10] N.C.

Estilo: Death Metal Melódico

Discografia:
- “Deadlock” [EP 1999]
- “I’ll Wake You, When Springs Awake” [EP 2000]
- “The Arrival” [LP 2002]
- “Earth.Revolt” [LP 2005]
- “Wolves” [LP 2007]
- “Manifesto” [LP 2008]
- “Bizarro World” [LP 2011]

www.deadlock-official.com
www.myspace.com/deadlock

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...