Cultura ganha cinco milhões
A Cultura vai dispor de mais cinco milhões de euros por ano, anunciou ontem o primeiro-ministro José Sócrates, no CCB, em Lisboa. A medida deriva da alteração aprovada em Conselho de Ministros de o sector passar a beneficiar de 3,5 por cento das receitas sociais dos jogos, em vez dos actuais 2,2 por cento.
"É necessário proteger o sector da Cultura de uma política geral de austeridade", justificou Sócrates.
A cerimónia serviu também para a ministra Gabriela Canavilhas apresentar três projectos para o sector. O novo Fundo para a Internacionalização da Cultura Portuguesa receberá um investimento de três milhões de euros até 2013, a Rede Portuguesa de Teatros Municipais contará com 4,5 milhões de euros e o Portugal Music Export 1,25 milhões. Apesar do reforço financeiro, Canavilhas lembrou: "O contexto continua a ser de contenção máxima." Ainda assim, também a Direcção-Geral das Artes recebe "de imediato" um milhão de euros de reforço aos apoios aos contratos plurianuais.
Estes programas são vistos como uma forma de compensação, já que não houve investimento no sector em 2010, esclareceu ainda o primeiro-ministro.
Sofia Canelas de Castro com Lusa
In Correio da Manhã