photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CATACOMBE
“Kinetic”
[CD – Slow Burn Records]

Este álbum de estreia dos Catacombe vem trazer uma lufada de ar fresco ao panorama do metal e rock em Portugal. Se olharmos em volta, vemos pouquíssimas bandas (com alguma projecção) a praticar este género musical, o chamado pós-rock e/ou pós-metal: Riding Panico, The AllStar Project, Laia, Linda Martini, Katabatic e pouco mais. “Kinetic” aparece no sítio certo à hora certa.

O seu EP de estreia, “Memoirs” (de 2008), foi muito aclamado pelo público e deixou água na boca. Os concertos de abertura para A Storm Of Light e Minsk, serviram-lhes de montra e acabaram por chamar a atenção à editora russa Slow Burn Records, que encarregou-se de lançar esta estreia em longa-duração a nível mundial.

O som dos Catacombe tem grandes influências de Neurosis, Isis, Cult Of Luna, Explosions In The Sky, Pelican, Mono… entre outras; bandas que ajudaram o género “pós-qualquercoisa” a tornar-se popular. Juntando a todas estas influências uma grande dose de talento, o projecto de Vale de Cambra, gerado por Pedro Sobast, criou um álbum simplesmente belo. Não existem aqui tentativas de aproximação mais óbvias a esta ou aquela banda. Existem sim, momentos de pura inspiração e beleza.

“Kinetic” é composto por sete temas, onde a banda deixa que as melodias despertem emoções, por via de uma constante libertação de tensões e energias. O ritmo e a harmonia assumem-se como ingredientes essenciais, sendo que as vocalizações… nem são necessárias. Metaforicamente, trata-se de uma viagem longa para um destino recôndito, que uma vez alcançado, dificilmente queremos abandonar. [8.5/10] M.M.

Estilo: Post-Rock/Metal

Discografia:
- “Memoirs” [EP 2008]
- “Kinetic” [CD 2011]

www.myspace.com/catacombeband

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...