photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

Long Distance Calling
“Long Distance Calling”
[CD – Superball Music]

Vindos da Alemanha, país onde reinam o Power e Thrash Metal de raízes mais tradicionais (Blind Guardian, Grave Digger, Helloween, Kreator, Destruction, Sodom e mais…), os Long Distance Calling apresentam-nos uma proposta diferente: um som progressivo, moderno e de cariz instrumental.

Formados em 2006, este é o seu terceiro álbum de originais, sucedendo a “Satellite Bay” e “Avoid The Light”, títulos que tiveram boa aceitação por parte dos Media em geral e que vieram a confirmar o potencial demonstrado na sua estreia auto-financiada - “Dmstrtn” de 2006. Cedo ficou visível qual seria o caminho a percorrer. Foram desenvolvendo uma sonoridade com base no prog com muitas influências tanto de bandas como Rush e Dream Theater; outras como Explosions In The Sky e Pelican, passando por Katatonia, Anathema, Porcupine Tree, entre outros.

Desta miscelânea resulta o álbum homónimo dos Long Distance Calling. Composto por sete temas e cerca de uma hora de duração, cedo se percebe que a banda deseja caminhar mais além nos territórios que tem vindo a experimentar ao longo da carreira. Temos aqui o que, muito provavelmente, será o seu registo mais completo até à data; riffs grandiosos, uma bateria que enche e completa as músicas, solos de guitarra que não servem para fazer show-off mas sim para embelezar, e até mesmo alguns toques de rock sulista estão presentes. Não existe, portanto, qualquer tipo de barreiras aqui.

Temos também direito a um convidado especial: John Bush (Armored Saint e ex-Anthrax) em “Middleville”, o único tema com voz. Resta saber se a banda irá algum dia optar por adicionar um vocalista à sua formação já que tem sido algo utilizado em álbuns anteriores: Peter Dolving em “Built Without Hands” (de “Satellite Bay”) e Jonas Renkse em “The Nearing Grave” (de “Avoid de Light”).

Em suma, o álbum funciona muito bem como um todo, servindo como a confirmação desta talentosa banda alemã. Será certamente um título a ter em conta nas listas Top 10 do final do presente ano. [9/10] M.M.

Estilo: Rock/Metal Progressivo

Discografia:
- “Dmnstrtn” [Demo 2006]
- “Satellite Bay” [CD 2007]
- “09208” [Split EP c/Leech 2008]
- “Avoid The Light” [CD 2009]
- “Long Distance Calling” [CD 2011]

www.longdistancecalling.de
www.myspace.com/longdistancecalling

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...