photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ULCERATE
“The Destroyers Of All”
[CD – Willowtip/Hammerheart]

Da “improvável” Nova Zelândia surge um dos nomes mais excitantes e desafiantes da música extrema actual. Com a estreia “Of Fracture And Failure”, em 2007, o grupo fundado em 2000 pelo baterista Jamie Saint Merat e pelo guitarrista Michael Hoggard, deu ao mundo uma perspectiva técnica e impiedosa de como o death metal devia soar. Contudo, ainda estavam em clara fase de construção da sua identidade.

O seguinte “Everything Is Fire”, de 2009, foi a implosão de um som dissonante e perturbador que juntava de forma pouco convencional extremismo com ambientes e melodias gélidos, onde se podiam apontar influências de Deathspell Omega ou mesmo Neurosis. Ao terceiro assalto, os Ulcerate atingem o auge dessa concepção muito própria de death metal progressista, onde o dinamismo rítmico e a demência das suas atmosferas, fazem da sua música algo assustadoramente belo.

A vibração e o sentimento aqui transmitidos são de uma esquizofrenia sublime. O caos sónico que se gera (superiormente organizado), quer por passagens mais técnicas, quer por momentos mais lentos e introspectivos, é capaz de levar o ouvinte aos recantos mais perversos e tenebrosos da sua mente. Somos forçados a mergulhar num pesadelo que temos gosto de vivenciar.

Para este resultado concorre – e é bom que se frise – o vertiginoso trabalho do baterista Jamie Saint Merat que parece maquiavelicamente apostado em desfazer-nos o cérebro como uma interpretação, mais do que ferozmente rápida, transbordante de pormenores inesperados e que muitos diriam “fora do sítio”. O desempenho das guitarras é também preponderante, se bem que aqui a sua excelência está em saber sacar desarmonias doentias, substituindo assim a exuberância técnica mais imediatista que é premissa na maioria dos discos de death metal.

É difícil apontar algum defeito num trabalho que não é, decididamente, para ser normal, nem easy-listening, mas que concorre à perfeição pela sua ousadia. E inteiramente se percebe as pessoas que sintam repulsa por ele. Isto é pura degeneração neurótica. Uma experiência quase traumática. [9.2/10] N.C.

Estilo: Death Metal Avantgard

Discografia:
- “Ulcerate” [Demo 2003]
- “The Coming Of Genocide” [Demo 2004]
- “The Coming Of Genocide – Best Of/Compilation” [LP 2006]
- “Of Fracture And Failure” [LP 2007]
- “Everything Is Fire” [LP 2009]
- “The Destroyers Of All” [LP 2011]

www.ulcerate-official.com
www.myspace.com/ulcerate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...