photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DREDG
“Chuckles And Mr. Squeezy”
[CD – Superball Music]

Admiro a coragem desta banda. Primeiro pelo título e capa deste novo álbum e também pelo seu percurso. A verdade é que os Dredg não contam com dois registos semelhantes e tentam sempre reinventar-se ao longo da sua carreira. Passaram da fase nu-metal (com o EP “Orph”), para o art-rock (“El Cielo”), passado ainda pelo rock mais simples com ênfase nos refrões (“Catch Without Arms”). Com o registo anterior, “The Pariah, The Parrot, The Delusion”, notava-se já que precisavam e desejavam fazer algo diferente… E assim o fizeram.

Desta vez dizem ter feito o seu álbum pop. O resultado é “Chuckles and Mr. Squeezy”, produzido pelo conhecido produtor e músico Dan the Automator (Gorillaz, Peeping Tom, Kasabian). Cedo se nota a sua presença e influência, exemplos disso são os ambientes obscuros e assombrosos, sobretudo das primeiras faixas. Nota-se que Dan tentou fazer com que os Dredg saíssem da sua “zona de conforto” e explorassem outros campos musicais que ainda não tinham explorado. O saldo acabou por ser bastante positivo.

As estruturas mais rock e mais orientadas para a guitarra foram quase abandonadas e substituídas por arranjos mais electrónicos e ambientais, algo que poderá fazer com que alguns dos fãs mais antigos torçam o nariz. Apesar de ter deixado para trás uma das partes que os caracterizavam, a banda mantém consigo a sua habitual sensibilidade para escrever grande canções, refrões orelhudos e até algumas influências do pop dos anos 80 (caso de “Somebody Is Laughing”). Não é um álbum típico dos Dredg, mas apercebemo-nos desde cedo de que são realmente eles que ali estão.

É um álbum que poderá não satisfazer aqueles que queriam um regresso aos tempos de “El Cielo” ou mesmo “Catch Without Arms”, mas é muito bem conseguido. Veremos agora se os Dredg se vão dedicar a aperfeiçoar este “novo som” ou se vão de dar outra volta de 180º. [7.5/10] M.M.

Estilo: Rock Alternativo

Discografia:
- “Leitmotif” [CD – 1998]
- “El Cielo” [CD – 2002]
- “Catch Without Arms” [CD – 2005]
- “Live At The Filmore” [CD – 2006]
- “The Pariah, The Parrot, The Delusion” [CD – 2009]
- “Chuckles And Mr. Squeezy” [CD – 2011]

www.dredg.com
www.facebook.com/dredg
www.myspace.com/dredg
www.twitter.com/dredg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...