photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

PANZERCHRIST
“Regiment Ragnarok”
[CD – Listenable Records]

Talvez por nunca se terem assumido como uma banda “normal”, sujeita às “intempéries” da estrada, os dinamarqueses Panzerchrist acabaram por nunca sair de um certo anonimato. A contribuir para isso também o facto de só hoje estarem sob alçada de um selo discográfico de relevância. Ainda o verdadeiro alvoroço de entradas e saídas de elementos que marcou o seu trajecto de 18 anos, pode indiciar a predominância de um só cérebro na composição, o do multi-instrumentista e fundador Michael Enevoldsen (ex-Illdisposed), e consequente estagnação criativa.

Também eventualmente empurrados pela saída do vocalista Bo Summer (Illdisposed), demoraram praticamente cinco anos para editar um novo trabalho. E este é precisamente “Regiment Ragnarok”. Alguma surpresa em termos estilísticos? São demasiado conservadores e “velhos” para se meterem nestas “loucuras”. Se isto alguma vez fosse um problema (a convicção dos Panzerchrist pode ser, aliás, das coisas mais preciosas da banda), a verdade é que a sua música atingiu um nível de previsibilidade comprometedora, pese embora toda sua frontalidade e honestidade.

Hoje declaradamente mais black do que death metal, os Panzerchrist continuam com a terrível sina de não conseguirem criar temas memoráveis num estilo em que já bem sabemos que tem fronteiras criativas rígidas, mas onde a rapidez e a raiva, por si só, indiscutivelmente não significam nada.

Temas especialmente longos pautam esse trabalho. E quando o pedal-duplo e os blastbeats (ultra sónicos) perduram praticamente os seus 45 minutos de música, bem como as linhas de guitarra, tendencialmente vulgares, a experiência pode tornar-se penosa. “Ode To A Cluster Bomb” foge à regra, com uma melodia black bastante retro, mas susceptível de ficar na memória e amarrar os mais puristas.

Não sendo um mau disco, “Regiment Ragnarok” dá a sensação de que os Panzerchrist precisam de uma injecção extra de inspiração. E lamenta-se a falta do groove que tinham por altura de “Room Service” ou “Soul Collector”, em detrimento, da velocidade gratuita. [5.3/10] N.C.

Estilo: Death/black metal

Discografia:
- “Six Seconds To Kill” [CD – 1996]
- “Outpost Fort Europa” [CD – 1999]
- “Soul Collector” [CD – 2000]
- “Room Service” [CD – 2003]
- “Battalion Beast” [CD – 2006]
- “Forever Panzer” [EP – 2007]
- “Regiment Ragnarok” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...