photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Portugal entrou em recessão

Uma taxa de desemprego recorde de 12,3% este ano, com a dívida do Estado a ultrapassar os 100% do PIB, é o retrato que a Comissão Europeia faz de Portugal que já está em recessão técnica, e que em 2012 será o único país dos 27 Estados-membros com a produção de riqueza a cair.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) ontem revelados mostram que a economia portuguesa contraiu 0,7% no primeiro trimestre de 2011, fazendo este o segundo trimestre seguido em que o PIB recua e deixando Portugal tecnicamente numa recessão ainda antes da entrada da troika e do seu plano de austeridade. A quebra do consumo privado contribuiu decisivamente para esta situação.

A previsão da Comissão Europeia é que a economia portuguesa recue 2,2% até ao final no ano. Em 2012, a Grécia, que também precisou de ajuda financeira da UE e do FMI, consegue crescer e deixa Portugal como o único país da União Europeia em recessão, com uma contracção de 1,8% (ver gráfico). Neste cenário o desemprego deve chegar os 12,3% no final do ano, um recorde histórico que será batido logo em 2012 com o número de desempregados a atingirem os 13%, um valor acima da média da UE, de 9,7%.

O endividamento público nacional, segundo a Comissão Europeia, deve ultrapassar os 100% da riqueza produzida em 2011 e atingir os 107,4% em 2012. O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, afirmou ontem que Portugal precisa de dar "passos ousados" para ultrapassar os desafios económicos que enfrenta.

Por: Pedro H. Gonçalves
In Correio da Manhã
Foto: Noel Hendrickson/EPA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...