photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

NEAL MORSE
“Testimony 2”
[CD – Inside Out]

Falar de Neal Morse é falar de um dos artistas mais sui generis e respeitáveis no plano da música progressiva mundial. Os adjectivos faltarão para descrever a qualidade da sua extensa obra, onde se conta mais de três dezenas de discos - de estúdio e ao vivo - com os Spock’s Beard, Transatlantic e em nome próprio. E é para esta última nomenclatura que o multi-instrumentista de 50 anos natural da Califórnia tem concentrado toda a sua inspiração desde 2002, altura em que deixou, surpreendentemente, os Spock’s Beard, fundados em 1992 com o seu irmão, Alan Morse.

O período em que se assume definitivamente em nome próprio coincide com a sua mediática conversão ao cristianismo, sobretudo movida pela cura milagrosa da sua filha que tinha um buraco no coração. A partir daí, Morse revelou-se quase um pastor incondicional da palavra de Deus e consequentemente uma pessoa extremamente emotiva e espirituosa.

Relativamente à sua música não se pode dizer que se tenha desviado significativamente da sua essência. É, aliás, uma tarefa quase impossível, pois Morse tem uma voz e características como compositor inconfundíveis. Talhado por uma grande versatilidade, a música que cria continua faustosa no plano das melodias, dos arranjos majestosos, da sensibilidade pop e da técnica, numa expressão inatamente progressiva. Apesar de tudo isso, a sua música transpira uma simplicidade desarmante, o que nos faz facilmente simpatizar com ela.

“Testimony 2” é evidentemente a continuação de “Testimony” lançado em 2003, quer estruturalmente (o disco começa no “capítulo 6”), quer musical e liricamente. Chega também a ter dois discos, o que o torna uma viagem épica de 113 minutos pelo mundo do rock progressivo.

Nos créditos encontramos os já residentes Mike Portnoy e Randy George, bem como os ilustres convidados Dave Meros (Spock’s Beard), Steve Morse (Deep Purple), Alan Morse, Paul Bielatowicz (Carl Palmer Band), só para citar alguns.

Sem aplicar qualquer nova fórmula, “Testimony 2” é, acima de tudo, mais um veículo para Morse vincar a sua história de vida e, concretamente, a sua gratidão a Deus. Pode não ultrapassar a genialidade de discos anteriores, mas é seguro, há muito, que Morse não sabe fazer um mau álbum. É caso para dizer que a sua bênção continua intacta. [8.5/10] N.C.

Estilo: Rock progressivo

Discografia (a solo):
- “Neal Morse” [CD - 1999]
- “It’s Not Too Late” [CD- 2002]
- “Testimony” [CD - 2003]
- “One” [CD - 2004]
- “God Won’t Give Up” [CD - 2005]
- “?” [CD – 2005]
- “Sola Scriptura” [CD - 2007]
- “Songs From The Highway” [CD – 2007]
- “Lifeline” [CD – 2008]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...