photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SWITCHTENSE
“Switchtense”
[CD – Rastilho Records]

Arrebataram os ouvidos dos headbangers nacionais em 2009 quando lançaram a estreia “Confrontation Of Souls” e, a partir daí, as suas “vidas” nunca mais foram as mesmas. Uma rodagem impressionante pelos palcos nacionais tornou os Switchtense numa das bandas mais consistentes e respeitadas nos meandros tugas e o seu nome já é capaz de arrastar muitos devotos fãs.

Sabendo que a originalidade não é uma premissa no seu tipo de som, o que mais os distingue continua a ser o espírito, a atitude e a competência com que interpretam thrash metal com influências hardcore e muito groove. Há uma pedalada diferente neles que não passa despercebida a ninguém.

Todavia, a euforia gerada por “Confrontation Of Souls” não seria, previsivelmente, fácil de igualar e estamos ainda para ver que impacto vai ter este disco junto do público. E isto porque, não desiludindo nem se distanciando muito da essência do seu antecessor, acaba por revelar uns Switchtense numa rotação ligeiramente mais baixa, dando lugar a temas mais groovy como “Concrete Walls” e “I Will Stand Stronger” e a uma série de temas que, não obstante a sua fibra, são menos imediatistas. Chegamos mesmo a “temer” até ao terceiro tema que a intensidade e velocidade não aumentassem muito, mas a verdade é que este disco acaba por revelar um interessante crescendo e chegamos a meio já completamente contagiados pela sua energia.

Apesar de não ser o mais acertado dizer que os Switchtense procuraram novos caminhos, parece, contudo, ter havido algum cuidado em não seguir exactamente os mesmos parâmetros de escrita que antes. A técnica continua em evidência, nomeadamente na performance do baterista Xinês, a voz de Hugo está cada vez mais poderosa e a capacidade de criar riffs e solos entusiasmantes não se dissipou da dupla Pardal e Neto. Foi tudo uma questão de procurar uma dinâmica diferente para este álbum. Só um breve parêntesis para a simbiótica parceria com Leif Jensen dos alemães Dew-Scented em “The Legacy Of Hate”.

Em suma, “Switchtense” é mais uma boa mostra do ADN ímpar dos Switchtense, mesmo que não supere o seu antecessor. Este é, eventualmente, um disco que requer mais algum amadurecimento para ser desfrutado na sua plenitude, mas que não ofusca o talento e potencial do grupo. [7.8/10] N.C.

Estilo: Thrash metal/hardcore

Discografia:
- “One Beautiful Crash” [Demo – 2004]
- “Brainwash Show” [EP – 2006]
- “Confrontation Of Souls” [CD – 2009]
- "Switchtense" [CD - 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...