Review
WINDS OF PLAGUE
“Against The World”
[CD – Century Media]
Os últimos tempos dos Winds Of Plague têm sido particularmente intensos na estrada enquanto o seu último álbum, “The Great Stone War”, de 2009, atingiu notáveis vendas e exposição. E onde estará o segredo? Sem obsessões pelo virtuosismo técnico ou rapidez, os seis praguejadores de Upland, Califórnia do Sul, logram uma mistura inteligente e ousada de deathcore com arranjos sinfónicos que aparentemente ainda ninguém tinha sido capaz de fertilizar.
Despertado o interesse da respeitável Century Media, com quem já vão no terceiro capítulo de ligação, chegam ao quarto disco da sua carreira com uma desenvoltura própria de quem atingiu a maturidade e parece fazer o que lhe apetece.
Contudo, “Against The World” recua um pouco no tempo, e na fórmula, rebuscando a filosofia mais straight edge hardcore de “Decimate The Weak”, enquanto coagem o seu lado sinfónico até um ponto que, por exemplo, o anterior “The Great Stone War” ainda não tinha sido capaz de mostrar. Alheio a isto não estará a presença de uma nova figura nos teclados, Alana Potocnik, tão inspirada nas orquestrações como no piano clássico.
No fundo, os Winds Of Plague propuseram-se a subir a fasquia pela aliança de tudo o que é a sua essência, com criterioso domínio e sucesso. E isto só lhes pode consagrar um lugar de destaque na inanidade tendencial de ideias a que assistimos na música extrema mais actual. [7.8/10] N.C.
Estilo: Deathcore sinfónico
Discografia:
- “A Cold Day In Hell” [CD – 2005]
- “Decimate The Weak” [CD – 2008]
- “The Great Stone War” [CD – 2009]
- “Against The World” [CD 2011]