photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

UTOPIAN. HOPE.DYSTOPIAN.NIHILISM
“Pact With Solitude”
[CD – Edição de autor]

Projecto madeirense. É sempre de salutar que a “pérola do atlântico” dê ao panorama nacional mais do que tem dado, para além dos Requiem Laus ou Karnak Seti. Mas indo ao que interessa, esta é a literalmente a “utopia” do multi-instrumentista Élvio Rodrigues, ex-Through Darkness. Reza a história que desde 2004 vive na busca de um colectivo que lhe sacie o imaginário musical, o que acabou por nunca se verificar. Até que Élvio decidiu arregaçar as mangas a erguer o seu próprio projecto.

O resultado está aqui. Mas comecemos por comentar a designação do projecto. Num panorama tão povoado de nomes, e por uma questão lógica de marketing, seria mais abonatório ter apostado num nome mais curto e fácil de memorizar.

Todavia, é óbvio que o que aqui mais interessa é a música. E esta é melancólica, como a sua capa (interessante apesar da simplicidade), invocativa de um cinzentismo contagiante. No geral, este é um disco assente no trabalho de guitarra, onde grande parte das suas melodias são válidas, outras a precisar de mais algum labor. Por este ser um projecto a solo não há necessariamente exibicionismos técnicos, até porque Élvio também não parece o músico mais dotado para o efeito. Ao invés tentam-se transmitir ambientes que chegam a ser bastante encantadores mas ao mesmo tempo depressivos. Entretanto, as inesperadas descargas death/black metal em “Self-Inflicted Metamorphosis” e as passagens celtas da magnífica parte final de “Pandora’s Box”, tornam tudo mais difícil de classificar – bom indicativo.

Contudo, entristece-nos ter que ouvir estes temas com uma produção tão débil, ainda que se compreenda que seja caseira. A rever urgentemente – a bateria e a distorção da guitarra. Os guturais também precisam de mais alguma consistência.

Um último e importante reparo para a estruturação das faixas. Conceptualmente Élvio dividiu este álbum em títulos e subtítulos. Sendo que entre eles chega mesmo a haver interrupções, seria mais lógico ter tudo separado por faixas. Primeiro, porque é mais prático o ouvinte ir ao momento que deseja e, segundo, porque ganha-se outra coesão em termos de composição. Temas de dez minutos só se justificam quando há uma fluidez natural e não uma conjugação desarmoniosa de peças, por mais que se tente fazer de um tema uma história.

Apesar disso tudo, este acaba por ser um primeiro ensaio interessante. Resta-nos desejar força e motivação para que Élvio se mantenha firme e hirto na sua solitária caminhada, arrumando um pouco mais as ideias, aperfeiçoando mais alguma técnica e apostando em algumas atmosferas melancólicas que já desenvolve aqui com êxito. [5/10] N.C.

Estilo: Dark/atmospheric/progressive metal

Discografia:
- “Pact With Solitude” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...