photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BLUT AVS NORD
“777 – Sect(s)”
[CD – Debemur Morti Productions]

Uma banda de black metal feio e sujo que repudia satanismos, mas extravasa em filosofias existencialistas e raciocínios metafísicos, enquanto a música engrena uma simplicidade primitiva e ao mesmo tempo visionária.

Os franceses Blut Aus Nord já por cá andam desde 1994 e desde aí têm deixado um legado absolutamente precursor dos “costumes” mais avant-garde do black metal. Numa discografia que já vai longa, foram capazes de incluir elementos industriais no EP “Thematic Emanation Of Archetypal Multiplicity”, aplicar uma dissonância doentia em “MoRT” e abordar melodias estranhamente agradáveis em “Memoria Vetusta II: Dialogue With The Stars”. Isto tudo baseado numa essência niilista e misantropa que nunca se distorceu. A marca (malévola) manteve-se imaculada e consagrou os Blut Aus Nord como uma das bandas mais particulares do movimento black metal.

Este regresso aos álbuns marca, entre outras coisas, o arranque de uma trilogia que terminará ainda este ano com mais dois capítulos. E se a toada se mantiver arriscamos dizer que o trio liderado pelo fundador Vindsval (voz, guitarras) está a caminho de criar uma obra a todos os níveis marcante.

Por si só, “777 Sect(s)” já é revolucionário na discografia da banda. Não porque inove propriamente mas porque mistura na perfeição todas as cores e texturas que a banda vem laborando ao longo da sua existência. Se, por ventura, o anterior “Memoria Vetusta II” foi insolitamente mais “acessível”, aqui a banda volta a aplicar a malignidade do black metal mais asqueroso com os ambientes industriais de “Thematic Emanation Of Archetypal Multiplicity” e a dissonância diabólica de “MoRT”. Juntando a isso o peso e a medida certos e temos provavelmente o melhor disco dos Blut Aus Nord. Escusado é dizer que a consciência ao nível da escrita solidificou-se e nem a média elevada de duração das faixas belisca a fluidez da audição. Isto, claro, para quem estiver com o espírito aberto para tão perversa experiência.

Dito isto, pouco mais há a acrescentar senão um apelo para que os fãs e bandas de black metal mais conservador vejam como se consegue soar interessante e revolucionário sem ofender o minimalismo dos seus pergaminhos. Uma lufada de ar fresco! [8.8/10] N.C.

Estilo: Black metal avant-garde

Discografia:
- “Ultima Thulée” [CD - 1995]
- “Memoria Vetusta I: Fathers Of The Icy Age” [CD – 1996]
- “The Mystical Beast Of Rebellion” [CD – 2001]
- “The Work Which Transforms God” [CD – 2003]
- “Thematic Emanation Of Archetypal Multiplicty” [EP – 2005]
- “MoRT” [CD – 2006]
- “Odinist – The Destruction Of Reason By Illumination” [CD – 2007]
- “Memoria Vetusta II: Dialogue With The Stars” [CD – 2009]
- “What Once Was… Liber I” [EP 2010]
- “777 – Sect(s)” [CD -2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...