photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

E.Coli - Portugal tem baixo risco

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) afirma que Portugal é um país com baixo risco para a infecção pela bactéria E.coli, que está a causar mortos na Alemanha, mas mantém-se preocupada e atenta à situação.

Em declarações aos jornalistas, o director-geral da Saúde, Francisco George, lembrou que até ao momento não foi possível determinar a fonte da infecção, reconhecendo que "há motivos de preocupação". "No que respeita a Portugal, o risco é muito baixo, muito pequeno e é sobretudo relacionado com aqueles que tenham viajado recentemente para a Alemanha", declarou à margem do Congresso dos Enfermeiros que hoje decorre em Lisboa.

Para quem esteve recentemente na Alemanha e que adoeça de forma súbita com um quadro gastrointestinal, a DGS recomenda a ida aos serviços hospitalares, referindo a sua passagem por aquele país.

O director-geral da Saúde adiantou ainda que o surto tem estado "muito circunscrito à zona de Hamburgo e região norte da Alemanha", mas sem excluir que a fonte do problema possa estar em qualquer ponto da cadeia, "da quinta ao prato".

Sobre o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde de que se trata de uma nova estirpe nunca antes detectada, Francisco George refere que as "estirpes vão sendo reconhecidas à medida que os surtos vão sendo estudados". "Há muitas estirpes diferentes. É esse o caso que acaba de ser anunciado. Tudo indica que não conhecíamos essa toxina", referiu.

Também a ministra da Saúde, Ana Jorge, à chegada ao Congresso dos Enfermeiros, garantiu que as autoridades portuguesas têm estado "muito atentas" ao assunto, que classificou como "preocupante". Contudo, vincou que em Portugal ainda não existe qualquer caso registado, embora sem descartar a possibilidade do seu surgimento, sobretudo em pessoas que tenham estado na Alemanha.

In Lusa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...