photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

"Matar para Viver”
[DVD - Zon Lusomundo]

Um thriller que abre num fade in de contornos políticos para uma história universal existencial de um homem só contra todos. Conquistando o prémio especial do júri de Veneza 2010 (presidido por Tarantino), esta brutal, bela e imersiva obra assinala o regresso, após 20 anos retirado da ribalta da realização cinematográfica, do velho mestre polaco Jerzy Skolimowski, e um dos acontecimentos fílmicos do ano.

Protagonizado pelo norte-americano Vincent Gallo (que durante os 83 minutos da fita, não solta um som semelhante a uma palavra) e por uma muda e caridosa Emmanuelle Seigner que narra a saga de captura e fuga de um homem sem nome (revelado depois nos créditos finais), feito prisioneiro no deserto pelas forças militares norte-americanas e transportado para um país sem nome do leste europeu.

Segue-se uma evasão da recaptura, sem olhar para trás. Gallo investe todo o seu corpo numa corrida sem freio nem fim (tirante este pormenor, lembrar-nos-ia o monstro Rosetta dos frères belgas Dardenne). Através de uma tremenda cinematografia de vastas, inóspitas áreas florestais cobertas de neve, uma indómita vontade de viver; mata, rouba, volta a matar, come peixes vivos, cascas de árvore, bagas com propriedades alucinogénicas; bebe leite materno humano, numa única frase de sangue, suor e sofrimento não pornográficos, sem tempo para narrativa e parágrafos, excepto pequenas vírgulas na presença de sonhos desassossegados que lhe lembram a mulher, os filhos e o profeta da sua fé.

Essencialmente, um filme do catano. Corre, Gallo, corre.

Bruno Sousa Villar

Ficha Técnica
País: Polónia / Noruega / Hungria / Irlanda
Género: Drama / Suspense
Ano : 2010
Duração: 83 minutos
Direcção: Jerzy Skolimowski
Argumento: Jerzy Skolimowski, Ewa Piaskowska
Actores: Vincent Gallo, Emmanuelle Seigner, David L. Price

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...