"Isto entra numa estratégia americana contra o Euro"
Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que a descida do 'rating' de Portugal se insere numa estratégia dos Estados Unidos contra o Euro e favorável ao Dólar, defendendo que "há muito" que devia existir uma agência de notação europeia.
"Para mim, é evidente que isto entra numa estratégia americana contra o Euro e contra a Europa, em que as agências de 'rating' têm um papel muito importante, são americanas, puxam pelo dólar, têm posições em momentos cruciais desfavoráveis ao Euro e a economias europeias", afirmou o antigo presidente do PSD aos jornalistas.
O social-democrata e também comentador político falava hoje à entrada para um seminário na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, numa curta declaração aos jornalistas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, as agências norte-americanas de notação financeira estão a querer "à força, neste momento, inviabilizar o apoio à Grécia e colar Portugal à Grécia".
"Foi este o objectivo, nitidamente, da Moody's", advogou.
Rebelo de Sousa defendeu ainda que a União Europeia "já devia ter criado há muito tempo" uma agência própria e teceu críticas ao modo de actuar dos 27.
"A União Europeia está a reagir ao que se está a passar com um atraso de dois a três anos, esses dois a três anos estão a ser muito graves para as economias europeias", concluiu.
Por Lusa
Fotografia: Pedro Aperta / Global Imagens