photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Revista de Imprensa - Semana de 17 a 23 de Julho

Este é um espaço que se compromete a compactar grande parte dos assuntos que marcaram a semana no efervescente mundo do Rock e Heavy Metal. Como sabemos que nem sempre é fácil acompanhá-los a todos, propomo-nos a apresentar todos os domingos, de forma sintética, o que mais poderá interessar ao mais compulsivo dos adeptos do género, incluindo tanto as tradicionais movimentações do mercado, como curiosidades e “mexericos”. Este é um espaço que misturará a objectividade da notícia com a subjectividade da opinião, numa base de informação rigorosa e entretenimento produtivo.


SEMANA DE 17 A 23 DE JULHO
Parece que uma reunião dos Journey, lendária banda de rock progressivo norte-americana dos anos 70, está mesmo fora de questão, uma vez que o vocalista mais marcante da banda, Steve Perry, não parece sequer disposto a falar com os seus antigos colegas. “Nós tentámos entrar em contacto com ele mas não tivemos retorno. É tudo através de empresários e advogados agora”, disse o teclista Jonathan Cain recentemente ao jornal Post Crescent.

O passado domingo registou o óbito do ex-baixista dos míticos X Japan, Taiji Sawada, após ter ficado gravemente ferido numa tentativa de suicídio por enforcamento na prisão onde se encontrava a responder por um assalto a uma hospedeira de bordo em pleno voo. A sua família acabou por autorizar a que desligassem as máquinas que o mantinham preso à vida nos cuidados intensivos. Taiji tinha 45 anos.

O teclista que escreveu algumas das maiores malhas dos Dream Theater, Derek Sherinian, anunciou o lançamento do seu novo álbum a solo, “Oceana”, para 5 de Setembro. A lista de convidados é, como seria de esperar, requintada: Joe Bonamassa, Steve Lukather, Simon Phillips, Steve Stevens, Tony MacAlpine, Doug Aldrich, Tony Franklin e Jimmy Johnson. Para o músico californiano, este é um disco fortemente inspirado em Jeff Beck.

Keith Caputo surpreendeu tudo e todos esta semana ao assumir-se transexual, embora não tenha efectuado (nem pretenda) nenhuma mudança de sexo. O emblemático vocalista dos Life Of Agony apenas assumiu um aspecto feminino e faz questão de ser chamado agora Keith “Mina” Caputo. Contudo, os fãs parecem ter aceite a mudança sem preconceito e garantem que ao vivo o vocalista continua com uma voz poderosa.

O fanatismo religioso é algo que marca a civilização mundial. Igualmente é comum unirem-se grupos de crentes para tentar combater as “forças do mal” supostamente impregnadas nos músicos e bandas de metal. Mas talvez nunca se pensasse que uma banda como os Incubus causassem transtorno. Um grupo de desconhecido nas Filipinas espalhou um apelo para que orassem contra o grupo, que actua no país no final do mês, para que este jamais volte e não deixe entrar nenhum espírito nos seus jovens. Hilariante ou lamentável?

David Draiman deixou os fãs dos Disturbed em alerta no início da semana quando anunciou que a banda não fará nova digressão tão cedo. O vocalista foi mesmo ao ponto de afirmar que existe problemas internos e que o regresso da banda é assunto indefinido. Inclusive, os criadores da famosa digressão Music As A Weapon dizem que não vão participar na edição do próximo ano, podendo mesmo ceder a marca a outras bandas.

Nick Mason confessou à revista Spinner que o segredo do sucesso dos Pink Floyd se deveu, em parte, ao difícil relacionamento entre os seus membros. O baterista exaltou que “para se fazer algo bom é preciso trabalhar com alguns bastardos”. Ainda não totalmente fora de hipótese está uma reunião do grupo com Roger Waters e David Gilmour, embora Mason tenha esclarecido que “teria que acontecer pelos motivos certos” já que considera que até em termos físicos seria difícil aguentar mais de um ano em digressão.

Christian Lasegue acaba de deixar os Jag Panzer para se dedicar aos estudos. O guitarrista gravou o mais recente álbum do veterano grupo de power metal do Colorado, “Scourge Of The Light” (2011).

Apesar da futilidade que muitas vezes pauta o discurso dos membros dos Mötley Crüe, Tommy Lee Jones parece ter tido um raciocínio muito pertinente em relação ao futuro da indústria discográfica. O baterista do grupo de glam rock de Los Angeles é da opinião de que as pessoas já não querem consumir álbuns e que o futuro passa por editar EP’s e singles. “Escravizarmo-nos um ano para estar em estúdio e gravar um álbum quando o público quer apenas um tema, é simplesmente estúpido. Porquê não fazer um EP com quatro temas absolutamente bombásticos? Podem olhar para as estatísticas e ver que as pessoas já não compram álbuns.” Profecia ou apenas uma desculpa para quem já tem carreira feita e não precisa esforço para encher os cofres? Contudo, não serão os únicos a pensar assim, pois os Down já a garantiram que vão gravar quatro EPs precisamente por esse motivo. Pertinente, sem dúvida.

Também Geezer Butler afirmou que está a trabalhar num livro de memórias a lançar eventualmente no próximo ano. Porém, o ex-baixista dos Black Sabbath avisa que o processo tem sido bastante lento, uma vez que se encontra também a compor um novo disco a solo.

Afinal de contas a saída de Jeroen Paul Thesseling dos Obscura não foi pacífica. Enquanto o baixista defende que foi ele que decidiu abandonar por incompatibilidades de agenda, o grupo germânico garante que se tratou de um despedimento. Entretanto, Jeroen veio esta semana explicar em concreto a história. Em Janeiro do presente ano o músico teve que retomar um emprego regular devido a problemas financeiros, o que fez com que tivesse que cancelar algumas datas importantes com o grupo de death metal técnico natural de Munique. O problema agravou-se quando Jeroen decidiu reunir-se com os Pestilence, sua antiga banda, para alguns concertos, embora ocorressem aos fins-de-semana. Os Obscura não admitiram possibilidade alegando dualidade de critérios. Perante isso, Jeroen mandou um e-mail a dizer que estava saída, não obtendo qualquer resposta. Mais recentemente, a banda disse à imprensa que o baixista já estava despedido desde Janeiro do presente ano.

Matt Sorum juntou mais uma banda ao seu rol de projectos. São os Diamond Baby onde assume o pseudónimo Baron Von Storm e tem a seu lado Ace Harper, sua namorada. O grupo toca pop e já lançou um videoclip para o tema “The Last Rockstar”.

Os Hellyeah, grupo famoso por conter nas suas fileiras Vinnie Paul, ex-baterista dos Pantera, e o vocalista e guitarrista dos Mudvayne, afirmaram que concluem a composição do seu terceiro álbum já este mês, excepto as partes vocais.

Os Borknagar anunciaram que já trabalham num novo álbum. Oystein G. Brun, guitarrista e líder da banda norueguesa de black/folk metal, está de momento no seu próprio estúdio a “polir as guitarras até à perfeição” para aquele que considera o disco “mais poderoso, rico, detalhado e dinâmico da banda até à data”.

Estreou no início do mês na Austrália a película “Hell Ain’t A Bad Place To Be – The Story Of Bon Scott”, um documentário sobre a vida do ex-vocalista dos AC/DC. Espera-se que o mesmo chegue a todo o mundo num futuro próximo.

Geoff Tate, guitarrista dos Queensrÿche, considera que o tema “Wot We Do”, que mistura o hip hop com a sonoridade da banda, é a resposta à desvalorização do metal. “O metal está praticamente morto. Se olharem para os números verão que esta não é, definitivamente, a música dos nossos tempos. As bandas se querem continuar têm que abraçar novas ideias.” Estamos certos que Geoff não se livrará do rótulo de “vendido” muito em breve, embora, em parte, faça uma análise bastante realista do mercado actual.

No ano em que “Nevermind” faz 20 anos e será reeditado em formato especial, Kurt Cobain pode também ver a sua personalidade homenageada pela sua terra natal, Aberdeen (Washington), cuja população discutirá em conselho a atribuição do seu nome a uma ponte e a um parque público. Contudo, como seria de esperar, algumas vozes já se altercaram devido às ligações do ex-vocalista dos Nirvana com as drogas e o suicídio.

Lars Ulrich renega que “St. Anger” é o “pior álbum” dos Metallica. Em entrevista à Classic Rock Magazine, o baterista do seminal grupo californiano diz que prefere vê-lo como “uma experiência isolada” e está de plena consciência de que o seu resultado final foi prepositado. A intenção seria mesmo quebrar barreiras e “desafiar o ouvinte”. Lars referiu ainda que o clima familiar entre ele e James Hetfield são a grande razão para os Metallica continuarem activos, nomeadamente por terem filhos com a mesma idade.

Trent Reznor, mentor dos Nine Inch Nails, veio alertar os fãs para não comprarem a recente reedição do seu álbum de estreia “Pretty Hate Machine”. O vocalista explica que se trata de uma versão “muito parecida com a original e que não é remasterizada”. “É uma treta de uma editora que deu uma nova embalagem à velha versão”, acrescentou.

A Nielsen Soundscan, entidade que regista as vendas de música nos E.U.A., revelou que as vendas de discos em vinil aumentaram 41% no primeiro semestre deste ano. Embora, na prática, corresponda a um número baixo de comercialização, diz-se que é o único formato áudio em crescimento.

O famoso site de partilha de ficheiros LimeWire vê agora também um grupo de editoras independentes a reclamar uma indemnização de 5 milhões de dólares, após a RIAA (Recording Industry Association of America) ter conseguido 105 milhões. Representados pela Merlin BV, são cerca de 1200 editoras independentes a pedir uma parte do bolo que tinha ido apenas para os grandes selos discográficos. O destino da LimeWire parece assim uma fatalidade.

Foi divulgado um tema inédito gravado por Dimebag Darrel, Philip Anselmo e Sean Yseult no portal SoundCloud. A história remonta a 1992 a uma tournée entre os Pantera e os White Zombie. Pelas seis da manhã e depois de uma noite bem regada, os três músicos compuseram de uma assentada um tema que foi captado num gravador de quatro pistas no quarto de hotel de Darrel. Chama-se “Dawn Of The Horrible Gorilla” e foi agora disponibilizado pelo próprio Sean Yseult (ex-baixista dos White Zombie).

Os israelitas Orphaned Land partilharam o palco com a cantora libanesa Kobi Fahri na última edição do Hellfest. Sendo que os dois países se encontram em absoluto litígio (inclusivamente, qualquer relação com os israelitas é considerada crime no sistema libanês), Kobi não foi poupada a críticas. A própria saberia do impacto que causaria, mas mesmo assim, e num corajoso apelo à paz e união, exibiu as bandeiras dos dois países.

Marten Hagström revelou que os Meshuggah já gravaram um novo tema e têm muito material em vista para um novo álbum. A cumprir algumas datas este Verão, a banda sueca prevê terminar a composição do sucessor de “Obzen” (2008) no próximo Outono/Inverno e lançá-lo em Março. Até agora, o guitarrista aponta para um disco “um pouco mais lento e groovy”, mas garante que é uma visão muito ampla. Convicto está Marten de que este será um disco que agradará mais à banda do que aos críticos.

A 11 de Outubro será lançado um novo álbum dos Elf, a primeira banda de Ronnie James Dio. Intitula-se “And Before Elf… There Were Elves” e na realidade trata-se de uma compilação de 12 temas inéditos captados em estúdio e ao vivo em 1971. Lançado numa embalagem muito especial, promete ser um registo de altíssimo valor histórico.

Os Epica lançam um novo trabalho no dia 9 de Março de 2012 pela Nuclear Blast. A notícia avançada na passada quarta-feira dá ainda conta que o grupo holandês já está reunido nos Gate Studio, na Alemanha, com o famoso Sascha Paeth.

Lady Gaga confessou-se fã dos Iron Maiden e dos Black Sabbath durante a sua presença no “The Morning Mash Up” da rádio SiriusXM na passada segunda-feira. A mais jovem rainha da pop confessou que quando viu o grupo inglês na “The Final Frontier Tour” a sua vida mudou, querendo também ter uma carreira tão coesa e duradoira. “Não quero que as pessoas daqui a 30 anos me venham ver apenas para confirmar se ainda consigo cantar. Em vez, quero que estejam unidas, com os punhos no ar, querendo ouvir cada música”. A cantora oriunda de Nova Iorque enalteceu ainda os fãs que “vivem e morrem pelos Maiden”.

Ainda não é desta que passamos a semana sem falar dos Mötley Crüe. Nikki Sixx veio explicar que ficaram tremendamente irritados quando Brett Michaels anunciou numa entrevista televisiva que os Poison fariam uma digressão com os Mötley Crüe, dando a entender que seria uma ideia própria. Segundo o baixista, foi o vocalista da banda “rival” que lhe ligou a pedir para fazer parte da majestosa digressão que percorre neste momento os Estados Unidos, como forma de se juntar a um “pacote” que lhes desse credibilidade. Anteriormente foi revelado que o concurso disposto aos fãs ditou que a primeira escolha para esta digressão seria os Guns’N’Roses e a segunda os Def Leppard. Nenhuma destas estava disponível e os Mötley tiveram que ficar com… “as sobras”.

Bruce Dickinson (Iron Maiden) recebeu o doutoramento honoris causa pela Queen University de Londres, como distinção para o seu importante papel na indústria discográfica.

Os Fantômas lançam a 6 de Setembro o DVD e CD ao vivo “Director’s Cut Live: A New Year’s Revolution”. O registo baseia-se no concerto que o grupo liderado por Mike Patton (Faith No More) efectuou em São Francisco, em Dezembro de 2008, que, como o nome indica, é inspirado no álbum de 2001 “Director’s Cut”, por sua vez um conjunto de composições de vários filmes.

Os artistas do metal também fazem actos de solidariedade a… jogar futebol. No próximo dia 30 de Julho membros dos Evergrey, Angra, Korzus, Shamah, Seventh Seal, Montanha, André Matos e ainda jornalistas especializados e produtores de eventos, disputarão uma partida em São Paulo em que à entrada é exigido um quilo de alimento a ser doado a instituições de caridade.

Kam Lee, ex-vocalista dos Death, Massacre e Manta, e Allen West, ex-guitarrista dos Obituary e Six Feet Under, uniram esforços num novo projecto intitulado Corpse Rot. Para já, não são conhecidos mais detalhes do mesmo.

Mike Portnoy informou que o álbum de estreia dos Adrenaline Mob não sairá este ano como estava previsto. Os motivos têm apenas a ver com estratégias editoriais, já que o ex-baterista dos Dream Theater garante que nenhuma editora lança discos após Outubro sem antes ter três meses de promoção. Posto isto e para evitar que vão em tournée com os Godsmack sem algo disponível para o público, o grupo lançará um EP de quatro temas no próximo mês.

Michael Wagener, famoso produtor germânico que já trabalhou com nomes tão sonantes como Metallica, Dokken, Ozzy Osbourne, Mötley Crüe, Queen, Poison, Skid Row e Randy Rhoads, vai lançar, em data a designar, um DVD instrucional com os seus segredos na área da produção e engenharia de som. Aquele que foi o primeiro guitarrista dos Accept, assinou a produção de álbuns tão importantes como “Master Of Puppets” e “Skid Row”. Num total, os seus discos já venderam cerca de 94 milhões de cópias.

Os Led Zeppelin mostraram-se intransigentes na cedência de direitos de autor para uma versão do jogo Guitar Hero dedicada à banda. Os seus membros manifestaram-se contra o conceito de jogos que não ensinam aos executantes "nada de significativo" sobre música.

A hesitação no discurso de Corey Taylor sobre o futuro dos Slipknot tem posto os fãs da banda em alvoroço. Mas agora, o vocalista veio garantir que está muito mais optimista após a digressão que acabaram de concluir na Europa, embora não esteja preparado para entrar em estúdio, pois “existem ainda muitas feridas por sarar”. Mas animem-se: está prevista uma digressão nos Estados Unidos durante o próximo ano.

Apesar de concorrer num patamar musical completamente distinto, a morte da cantora britânica Amy Winehouse despoletou uma série de comentários de pesar provenientes de altas figuras do rock e metal. Desde Nikki Six (Mötley Crüe), Rikki Rocket (Poison), Myles Kennedy (Alter Bridge), Dave Navarro (Jane’s Addiction) a Zakk Wylde (Black Label Society), Dave Mustaine (Megadeth), Sebastian Bach e Glen Hughes (Deep Purple), todos lamentaram a morte da talentosa cantora britânica, este sábado, no seu apartamento em Londres. Uma prova de que o talento não tem limites de bajulação. O mesmo aconteceu em relação aos trágicos atentados ocorridos este fim-de-semana em Oslo, na Noruega.

Frases da semana:
“Ronnie (James Dio) foi o tipo mais honesto com quem trabalhei”
Geezer Butler (ex-Black Sabbath)

“Rezamos todas as noites antes de entrar em palco”
Dave Mustaine (Megadeth)

“Já ganhámos um Grammy, mas seria bom receber um Brit Award do nosso próprio país”
Rob Halford (Judas Priest)

“Corey Taylor (Slipknot) é um dos tipos mais espertos que por aí andam”
Duff McKagan (Velvet Revolver)

“Sou um snob do rock’n’roll”
Nikki Sixx (Mötley Crüe)

“O nosso último álbum (“Still Climbing” – 1994) custou 1.2 milhões de dólares”
Eric Brittingham (Cinderella)

“Livrámo-nos do Sebastian Bach nos anos 90 e nunca mais olhámos para trás”
Rachel Bolan (Skid Row)

“Sou mais perigoso agora que me tornei cristão, pois estou armado com a verdade”
Dave Mustaine (Megadeth)

“Tocar o material dos Guns’N’Roses ainda é muito divertido para mim”
Slash (Velvet Revolver)

“Ao ouvi-lo as pessoas vão partir caixas de som, estourar as molas da sua cama e ficar bêbedas e nuas em público”
Brent Hinds (Mastodon) sobre novo álbum “The Hunter”

“O melhor beijo da minha vida foi numa girafa em África”
Slash (Velvet Revolver)

Revista de Imprensa - Semana de 18 a 24 de Dezembro
Revista de Imprensa - Semana de 11 a 17 de Dezembro
Revista de Imprensa - Semana de 4 a 10 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 27 de Novembro a 3 de Dezembro
Revista de Imprensa - Semana de 20 a 26 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 13 a 19 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 6 a 12 de Novembro 
Revista de Imprensa - Semana de 30 de Outubro a 5 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 23 a 29 de Outubro
Revista de Imprensa - Semana de 24 a 30 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 10 a 16 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 3 a 9 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 26 de Junho a 2 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 19 a 25 de Junho
Revista de Imprensa - Semana de 12 a 18 de Junho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...