photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

GROG
“Scooping The Cranial Insides”
[CD – Murder Records]

Representam o maior expoente do death/grind nacional, ou não tivessem sido eles os grandes impulsionadores do género, num patamar de extremismo sem precedentes, no início da década de 90. O quarteto oriundo de Lisboa esteve hibernado em termos de estúdio durante dez anos, mas isso não significou que tivesse perdido a criatividade e o poderio. A prova mais esclarecedora é este novo “Scooping The Cranial Insides”

Sem dó nem piedade os Grog fazem questão de nos violarem os sentidos ao som de novas 13 composições severas e impiedosas. Com um ultra-rápido Rolando Barros na bateria (hyperblast beats incluídos), uma voz podre como a de Pedro Pedra e umas cordas frenéticas assumidas por Ivo Martins (guitarra) e Alexandre Ribeiro (baixo tradicional e fretless), os Grog assumem-se como uma banda de exímios executantes capaz de explorar o género com a mesma mestria dos grandes nomes internacionais. Na composição, evitam ainda o exagero da velocidade gratuita e aplicam passagens mais espessas e balançadas. Mas esqueçam que alguma vez eles se tornem dóceis.

Os convidados são vários, com destaque para Mosgo (ex-Simbiose) na voz e Filipe Correia (Concealment) no solo jazzístico de guitarra em “10 Cummandments”. E a perversão colectiva impõe-se na faixa escondida “Eskeletos de Kona” (assim mesmo, em português), onde aos já citados nomes se juntam Beyonder, Hugo Silva e André Tavares (presumivelmente o produtor da banda). O coro final à lá Vozes da Rádio é no mínimo hilariante.

Com este disco podemos afirmar que os Grog deram um passo declarado em frente na sua carreira, a todos os níveis, ainda que não se espere uma revolução no género. O objectivo passa "simplesmente" por manterem-se fieis às suas raízes e a forma como as desprendem é de fazer inveja a muita banda por esse mundo fora. [8.5/10] N.C.

Estilo: Death metal / grindcore

Discografia [álbuns]:
- “Macabre Requiems” [CD – 1996]
- “Ode To The Carnivorous” [CD – 2001]
- “Scooping The Cranial Insides” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...