photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Flemming Rasmussen - A cara dos Metallica em estúdio nos anos 80

Apesar de Bob Rock ser o nome mais sonante no que toca a produtores relacionados com os Metallica, a verdade é que alguns dos albuns mais consensuais dos The Four Horsemen, como “Ride The Lightening”, “Master Of Puppets” e “… And Justice For All”, foram todos produzidos pelo dinamarquês Flemming Rasmussen.

Em entrevista recente ao Ultimate-Guitar.com, Rasmussen falou como aconteceu o primeiro contacto com os Metallica. “Os Metallica tinham lançado o seu primeiro álbum, “Kill ‘Em All” e queriam tentar algo diferente gravando na Europa. Na altura, o dólar era tão forte que eles pensaram que podiam gastar mais dinheiro num estúdio europeu. Decidiram então contactar-me. Não os conhecia de todo.”

No estúdio, o produtor destacou o trabalho “árduo” e os momentos “mágicos”. “Por exemplo, temas como “For Whom The Bell Tolls” foram totalmente compostos no Sweet Silence Studio. O “Master Of Puppets” foi escrito na íntegra quando vieram para o estúdio. Eles tinham por hábito produzir demos muito boas antes de irem para estúdio. Admirava muito isto. A primeira ideia deles foi procurar um estúdio profissional nos Estados Unidos, mas depois decidiram-se por continuar no Sweet Silence.”

Ao contrário das mais recentes produções dos Metallica, os primeiros discos dos californianos eram muito mais rápidos de conceber. “O “Master Of Puppets” demorou cerca de quatro meses a ser finalizado, o “Ride The Lightning” dois meses. Para o “… And Justice For All” gravámos quatro meses seguidos, sem dias de folga! A sua produção foi um pouco mais dura. O Clif Burton já tinha morrido e a situação era um pouco estranha na altura”, explicou Rasmussen.

Questionado sobre qual é o álbum mais influente dos Metallica que gravou, o produtor não hesita: “ O “… And Justice For All” foi muito inspirador para muitas bandas de metal que se lhe seguiram, bem como para a cena death metal. Muitos músicos foram também influenciados por ele.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...