photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Karmakanic - In A Perfect World - Review

KARMAKANIC
“In A Perfect World”
[CD – Inside Out Music]

Um cavalheiro do rock progressivo. Jonas Reingold não só é um prodígio técnico no baixo (fret e fretless) como compositor de excelência. O seu envolvimento com os The Flower Kings e The Tangent são, obviamente, os grandes destaques de uma carreira que começou muito cedo, aos 16 anos e com escola, como não podia deixar de ser. Igualmente inevitável é o libertar de um imenso talento numa interpretação completamente própria.

Os Karmakanic são o seu bébé, que já lhe rendeu quatro discos. A base musical deste trabalho não foge muito, ou quase nada, ao que desenvolveu nos seus outros projectos, pois o prog setentista corre-lhe nas veias e está demasiado viciado em música paralela, experimental e detalhista.

“In A Perfect World” é mais um álbum intenso em termos de sensações, técnica e sabores que vão do jazz/blues, em "When Fear Came To Town", à salsa, em “Can’t Take It With You”, apesar de mais sóbrio e directo do que as suas anteriores propostas. Certo é que este não podia ser assumido por qualquer elenco. Ao seu lado continua o surpreendente vocalista Göran Edman (talvez mais do que nunca a lembrar Jorn Lande nos Ark), o virtuoso guitarrista Krister Jonsson e o excêntrico teclista Lalle Larsson, agora suportados por mais um vocalista/teclista, Nils Erikson, e o pelo baterista Marcus Liliequiest que inesperadamente vem substituir Zoltan Csörsz, também dos The Flower Kings, que tinha gravado todos os discos dos Karmakanic até então.

De qualquer forma, o talento não escasseia neste quarto registo a solo de Jonas. O espírito mantém-se intacto e, verdade se diga, os desafectos do prog rock clássico não ficarão mais seduzidos pelo género com este disco. Este é um trabalho para um nicho muito específico e, porque não dizê-lo, conservador. Para se absorver e para que haja divertimento a ouvir-se “In A Perfect World” é mesmo preciso estar em sintonia com o prog que teima em não mudar. Nada de revolucionário aqui se passa, portanto, a não ser o infundir desavergonhadamente daquilo que os Yes, Genesis, The Flower Kings, Transatlantic ou Ayreon deixaram como legado intocável e subliminar nos trâmites do rock progressivo. Nem por isso esta deixa de ser uma viagem glamourosa e plena de boas vibrações. [8/10] N.C.

Estilo: prog/art rock

Discografia:
- “Entering The Spectra” [CD – 2002]
- “Wheel Of Life” [CD – 2004]
- “Who’s The Boss In The Factory?” [CD – 2008]
- “In A Perfect World” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...