PM da Líbia: "Esperámos por este momento muito tempo"
O primeiro-ministro do Conselho de Transição (CNT), no poder na Líbia, Mahmud Jibril confirmou hoje a morte do líder deposto Muammar Kadhafi durante combates para a tomada da cidade de Sirte.
"Esperámos por este momento durante muito tempo. Muammar Kadhafi foi morto", disse Jibril durante uma conferência de imprensa em Tripoli.
A morte de Kadhafi tinha já sido anunciada pelo porta-voz oficial do CNT em Benghazi (leste), Abdel Hafez Ghoga. "É um momento histórico, é o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi encontrou o seu destino", afirmou Ghoga.
Antes, a estação de televisão Al-Jazeera divulgou um vídeoamador onde se vê o corpo do ditador a ser arrastado pela multidão (Vídeo reproduzido aqui. ATENÇÃO: pode chocar as pessoas mais sensíveis)
"Kadhafi foi capturado. Ficou gravemente ferido, mas ainda respirava", disse à AFP Mohamed Leith, um dos comandantes de Misrata, a oeste da cidade de Sirte, afirmando que viu Kadhafi com os próprios olhos. Acrescentou que Kadhafi usava um fato bege e um turbante na cabeça.
Por Dn.pt com agências
Fotografia: Esam Al-Fetori – Reuters